Esta mesa é dedicada à circulação de filmes produzidos em contexto universitário e em escolas de cinema. A conversa pretende refletir sobre o modo como estas instituições se inserem nas redes existentes de festivais, mostras e catálogos, debatendo as articulações entre formação, reconhecimento artístico e inserção profissional, bem como os limites e potencialidades desses circuitos.
Oradores
Agnes Meng
(doutoranda e realizadora)
Agnes Meng (China, 1991) é cineasta documental e doutoranda na Universidade Lusófona. É licenciada pelo Docnomads Erasmus Joint Master. O seu trabalho foca-se atualmente na história oral e na tradição popular do norte de Portugal.
Margarida Leitão
(Escola Superior de Teatro e Cinema)
Margarida Leitão é professora no departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema – IPL. Trabalhou como montadora e supervisora de argumento, e dirigiu curtas-metragens e documentários exibidos em festivais e na televisão.
Daniel Borga
(realizador)
Daniel Borga, 23 anos, é um cineasta dos subúrbios de Lisboa que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Durante o curso, realizou Bentuguês (estreia: DocLisboa 2022, Prémio Pedro Fortes) e Para Sempre Cá (estreia: IndieLisboa 2024).
Francisco João
(realizador)
Francisco João nasceu em 2005 na Póvoa de Varzim. Estudou clarinete na Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde concluiu o ensino secundário. Atualmente, frequenta a licenciatura em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Moderadora
Inês Gil
(Lusófona)
Inês Gil é Professora na Universidade Lusófona, onde leciona cinema desde 2000. Coordena o 2.º Ciclo em Património Cinematográfico e o Mestrado internacional FilmMemory. É realizadora de documentários e jurada em festivais internacionais.