Constelação: Desafios de co-produção de cinema: assimetrias entre países

Mesa que apresenta casos de co-produção entre Portugal e os países do Benelux bem como outras co-produções entre países díspares. Reflexão sobre diferentes modelos de financiamento, desequilíbrios entre economias e oportunidades de colaboração.

Em parceria com o Centro de Informação Europa Criativa (CIEC) e com o apoio do Film Fund Luxembourg, Flanders Image, SEE NL e Wallonie Bruxelles Images.

Sessão conduzida em inglês, sem tradução. Entrada livre.

Oradores

Ivo M. Ferreira

(realizador)

Ivo M. Ferreira é realizador português. Viveu e trabalhou entre Lisboa, Londres, Budapeste e Macau. Dirigiu filmes como Cartas da Guerra (Berlinale, 2016) e Hotel Império (2018), e prepara a série Sul com a Arquipélago Filmes.

Manon Bovenkerk

(produtora)

Manon Bovenkerk é produtora criativa com foco em primeiras e segundas longas-metragens de realizadores internacionais. Os seus filmes foram exibidos e premiados internacionalmente em festivais como a Berlinale, Locarno, Sole Luna Doc, DOC NYC, Hamptons IFF e Documenta Madrid.

Thomas Hakim

(produtor)

Produtor e cofundador da petit chaos, Thomas Hakim produziu 13 curtas exibidas na Berlinale, IFFR, Clermont, IndieLisboa e CPH:DOX, além de três longas: A Night of Knowing Nothing (Quinzena 2021 – Œil d’Or), All We Imagine as Light (Cannes 2024 – Grand Prix) e Hair, Paper, Water… (Locarno 2025 – Golden Leopard).

Moderação

Nuno Fonseca

(ICA)

Nuno Fonseca é Conselheiro para os Assuntos Internacionais e Políticas no ICA. Lida com questões de política cinematográfica, coprodução e financiamento, tendo uma vasta experiência no aconselhamento a produtores e na avaliação de projectos. É também professor na ESTC.

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.