Constelação: O cinema e a representação dos trabalhos invisibilizados

Reflexão sobre o modo como o cinema se aproxima de formas de trabalho que permanecem pouco visíveis, explorando os gestos e os corpos que as sustentam. Ao mesmo tempo, na própria prática cinematográfica, existem ofícios e pessoas que se ocultam no processo.

Com o apoio da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
Sessão conduzida em inglês, sem tradução. Entrada livre.

Para mais informação sobre os filmes Inventory, Bulakna, Wishful Filming

Oradores

Ivan Marković

(realizador)

Realizador, cinematógrafo e artista visual de Belgrado, baseado em Berlim. A sua longa-metragem From Tomorrow On, I Will estreou no Berlinale Forum em 2019 e venceu o Grande Prémio de Jeonju.

Leonor Noivo

(realizadora)

Cresceu em Macau nos 80s. Em Lisboa estudou Fotografia e Cinema – na ESTC em 2004, e Ateliers Varan em 2006. É co-fundadora da produtora Terratreme onde desenvolve os seus projetos e os de outros cineastas nas várias fases de criação.

Sarah Vanagt

(realizadora)

Sarah Vanagt realiza documentários, instalações de vídeo e fotografias, nas quais combina o seu interesse pela história com o seu interesse pelo cinema (e pelas suas origens).

Moderação

Joana Ascensão

(Cinemateca Portuguesa)

Programadora na Cinemateca Portuguesa desde 2009. Curou as retrospectivas de Chris Marker, Michael Snow, Stan Brakhage, Ernie Gehr, S. Paradjanov e “Cinema e Fotografia”. Realizou Pintura Habitada (Melhor Longa-Metragem Portuguesa, Doclisboa 2006).

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.