Constelação: Práticas e representações cinematográficas contra-hegemónicas

Mesa sobre as representações cinematográficas de pessoas afrodescendentes e outras comunidades historicamente excluídas em Portugal, com foco no protagonismo criativo, no acesso equitativo a recursos e na circulação de obras que rompem narrativas hegemónicas.

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sessão conduzida em português, sem tradução. Entrada livre.

Oradores

Fernando Miguel Moreira

(realizador)

Fernando Miguel Moreira é um artista luso—guineense—cabo-verdiano, nascido em Bissau em 1986.

Enquanto realizador, o trabalho que lhe deu destaque foi Cantores do Submundo (2012) e brevemente irá apresentar a sua nova obra Associação.

Marta Lança

(jornalista e programadora)

Trabalhadora independente em várias linguagens da área da cultura, como programação,  jornalismo, investigação, cinema. Desde 2010, edita o portal BUALA.

Pocas Pascoal

(realizadora)

Realizadora, roteirista e videasta, Pocas Pascoal nasceu em Angola. Participou de diversas exposições e realizou filmes sobre si e a memória coletiva, denunciando as consequências da guerra e da colonização.

Welket Bungué

(actor e realizador)

Welket Bungué é balanta nascido em 1988 na Guiné-Bissau, reside em Berlim. É artista transdisciplinar focado no Cinema e Performance. O seu trabalho artístico investiga práticas decoloniais visando a afirmação afro-diaspórica e cura interseccional.

Moderação

Maíra Zenun

(realizadora e socióloga)

Maíra Zenun é poeta em trânsito, artista e socióloga. É co-criadora do Coletivo Nêga Filmes, onde desenvolve projetos transdisciplinares em cinema, curadoria, educação, fotografia, poesia, programação e performance.

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.