programação dia-a-dia
18 |
19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28
22 de outubro - segunda-feira
22 Out. 10.30 - Culturgest (Grande Auditório)
State Legislature [SE]
de Frederick Wiseman
217´EUA 2007
Há mais de 40 anos que Frederick Wiseman investiga as relações
de poder na sociedade americana através de filmes que revelam
o impacto das instituições sociais sobre os indivíduos. No
seu filme mais recente, Wiseman acompanha durante um ano as
sessões do parlamento do estado do Idaho, testemunhando pormenorizadamente
todos os meandros do processo legislativo, o modo como as decisões
políticas são tomadas e o poder é exercido, bem como os limites
desse mesmo poder e os seus efeitos nos indivíduos que o exercem.
Um olhar atento sobre a instituição do lobbying, o funcionamento
das comissões parlamentares, a utilização estratégica dos procedimentos
administrativos e as motivações ideológicas que se escondem
por trás de todos os debates políticos, "State Legislature" ilumina
de modo fascinante, e por vezes dramático, a influência da
democracia parlamentar na vida de todas as pessoas.
22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Alguna Tristeza [CI]
Juan Alejandro Ramírez
41´ Peru 2006
"Alguna Tristeza" é uma meditação sobre o Peru e
os peruanos. O filme é pontuado pelas imagens dos rostos entristecidos
dos jogadores de futebol peruanos que derrotaram a selecção
austríaca nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, mas que viram
essa vitória histórica escapar-se-lhe dos dedos quando o jogo
foi anulado por razões absurdas e que, em última análise, escondiam
apenas motivações racistas. Humilhados, os atletas abandonaram
a competição recusando submeterem-se a uma repetição da partida.
As imagens dos seus rostos são simultaneamente o ponto de partida
e o contraponto de um filme que explora o modo como a sociedade
peruana parece ter feito da tristeza um traço cultural e um
modo de vida.
22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
It's always late for freedom [CI]
de Mehrdad Oskouei
52´Irão 2006
Em "It's Always Late for Freedom", o realizador
Mehrdad Oskouei acompanha o quotidiano de três rapazes iranianos
detidos num reformatório em Teerão, vítimas dos graves problemas
sócio-económicos que a sociedade iraniana enfrenta actualmente.
Um retrato comovedor de uma geração amargurada.
22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Praia de Monte Gordo [P]
de Sofia Trincão e Óscar Clemente
30´Portugal 2006
Na Praia de Monte Gordo, à sombra dos prédios de apartamentos
turisticos, persiste o resto de uma comunidade piscatória.
Este documentário é uma homenagem comovedora aos pescadores
que queimaram os seus antigos barcos por imposição ou incentivo
governamental e que, desta forma, perderam parte da sua identidade.
O processo de adaptação vivido pela última geração de pescadores
é contado por personagens que foram à procura de novos caminhos
para as suas vidas... mas nunca longe do mar.
22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Gentes do mar [P]
de Dânia Filipa Ferreira Lucas
33´Portugal 2006
Rodeadas por águas instáveis, mas sempre com fé, as "gentes
do mar" lutam pela sobrevivência de cada homem, esperançadas
que o dia de amanhã lhes traga mais do seu ganha-pão. Divididos
entre a casa e o barco, são maridos e pais ausentes, têm medos,
custa-lhes exprimir o que lhes vai na alma. Os olhares atentos
e silenciosos definem o mar como uma força misteriosa. Franzem
as rugas, observam a proa que sucumbe por entre as majestosas
vagas, levantam aos céus as mãos ásperas e calejadas, pedindo
protecção a Nossa Senhora.
22 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
A casa do Barqueiro [P]
de Jorge Murteira
63´Portugal 2007
"Paulino faz da barraca sobre o rio a sua casa improvisada.
Ali guarda de tudo um pouco, cozinha, faz a barba e prepara o
bigode, recolhe quando a chuva, o frio ou o vento apertam. Pede
e resmunga uma nova casa em condições. Entre as margens do Tejo
é ele quem assegura a ligação. O filme acompanha o último barqueiro
da Amieira do Tejo durante quatro estações. No Inverno e no Outono,
perto da fogueira sobre o vale do rio, num compasso de espera
alterado pela passagem dos comboios que raramente trazem fregueses.
Na Primavera e no Verão, na mesa de sulipas, solitário, na partilha
de um copo ou petisco com quem por ali se cruze. Até que um passageiro
desça do comboio ou se apresente na margem para o apanhar. Agora
já não há barqueiro e a nova casa continua por estrear. Não há
mais barcagens para ninguém".
22 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Le Papier ne Peut pas Envelopper la
Braise [SE]
de Rithy Panh
86´França 2006
O mais recente filme de Rithy Panh escuta um conjunto de jovens
mulheres que vivem juntas na mesma casa, no centro de Phnom
Penh. Todas elas têm de entregar à dona da casa o dinheiro
que fazem ao venderem-se à noite aos homens que as procuram.
Para o realizador cambodjano, o sinal mais evidente da falência
social de um país devastado por décadas de guerra é o modo
como são explorados económica e politicamente os corpos daqueles
que não têm nada: os soldados mortos deixaram sozinhas crianças
que se entregaram a trabalhos mal pagos ou à prostituição. "Le
Papier ne Peut pas Envelopper la Braise" põe-nos em contacto
com pessoas e não com personagens, contrariando através do
cinema a objectificação dos seus corpos e permitindo que a
sua própria voz reinvindique uma humanidade e uma individualidade
que lhes é negada todos os dias.
22 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
A Father's Music [CI]
de Igor Heitzmann
105´Alemanha 2007
O célebre maestro titular da Orquestra Filarmónica de Berlim,
Otmar Suitner, tinha duas mulheres e duas famílias: uma na
zona leste, outra na zona oeste da cidade dividida. Dezasseis
anos depois de o muro ter sido derrubado e de ter deixado a
orquestra, Suitner continua a ter duas mulheres e duas casas.
O seu filho, jovem cineasta chega à conclusão que para perceber
a estranha história da sua familia, deve primeiro perceber
a relação do seu pai com a música. Além de regressar com o
pai aos locais míticos do passado (Bayreuth), o realizador
de "A Father's Music" empurra o maestro para um último
desafio: conduzir novamente a Filarmónica de Berlim.
22 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Le Filmeur [DF]
de Alain Cavalier
97´ França 2005
O estilo particular de Alain Cavalier começou a esboçar-se
em "Le Plein de Super" (1976) e "Martin et Léa" (1978),
longas-metragens de ficção cujas narrativas incorporaram as
experiências biográficas dos actores. Cavalier concentrou-se
na sua própria biografia a partir de "Ce Répondeur Ne
Prend Pas de Messages" (1978) e, depois de "Vies" (2000),
passou a trabalhar sozinho usando uma pequena câmara digital. "Le
Filmeur", um dos seus mais recentes trabalhos - terceira
obra explicitamente autobiográfica - resume num único diário
filmado onze anos de filmagens quotidianas (1994-2005).
22 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
La liste de Carla [I]
de Marcel Schupbach
95´Suíça 2006
No Tribunal Penal Internacional, Carla Del Ponte esforça-se
por conseguir a prisão dos últimos responsáveis pelas maiores
atrocidades cometidas durante a guerra na ex-Jugoslávia: Ratko
Mladic, Radovan Karadzic e Ante Gotovina. "La Liste de
Carla" foi o primeiro documentário a ter acesso ao interior
do TPI e a poder seguir o trabalho quotidiano ali levado a
cabo para capturar aqueles homens. Processo feito de inúmeros
avanços e recuos, a história da maior caça ao homem de todos
os tempos é também uma investigação sobre os limites da justiça
internacional e do TPI. Quem são os tecnocratas de Bruxelas
que falam em nome da justiça? Que credibilidade e que empenho
têm?
22 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
18 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Family [VN]
de Sami Martin Saif e Phie Ambo
91´Dinamarca 2001
Após a morte da mãe e do irmão (dinamarqueses), o jovem Sami
decide que precisa de conhecer o pai (iemenita), de quem já
não tem qualquer memória. As primeiras etapas da sua procura
são um quebra-cabeças sem solução mas, de repente, após uma
de série de telefonemas (sequência absolutamente única na história
do documentário). Sami e a namorada partem para o golfo pérsico
e são adoptados por uma família muito calorosa e inesperada.
Isto não quer no entanto dizer que Sami consiga encontrar logo
o pai... "Family" é um dos filmes mais perturbantes
alguma vez feitos sobre um individuo em busca das suas origens
e da sua identidade. Vencedor do grande prémio Joris Ivens
(IDFA) em 2001.
22 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Abandoned [CI]
de Joan Soler
25´Espanha 2006
Milhares de adolescentes e crianças vivem nas ruas de Bucareste. "Abandonatii" é
a história das crianças que fizeram dos esgotos em frente a
estação ferroviária da capital romena a sua casa. Os romenos
chamam-lhes "aurolacs", nome da marca de tinta sintética
em que ficaram viciadas.
22 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
In the North [CI]
de Chen Lei
62´China 2006
Consumidor de droga durante anos, e frequentador assíduo dos
centros de recuperação para toxico-dependentes de Xangai, Zhen
não conseguia escapar do vício. Nem as instituições de correcção
semi-militarizadas conseguiam mudar-lhe os hábitos. Decidiu
então abandonar a sua cidade natal e começar uma nova vida
numa longínqua região montanhosa do norte da China. A adaptação
à vida na aldeia foi lenta e difícil, mas real. Hoje Zhen é
casado, tem uma filha e vive com paixão cada dia. Um filme
sobre o preço a pagar para renascer como um novo homem e sobre
as diferenças insanáveis entre o campo e a cidade.
22 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
La Pudeur et l'Impudeur [DF]
de Hervé Guibert
58´ França 1991
O escritor Hervé Guibert, doente terminal de SIDA, filmou
o seu quotidiano durante os últimos meses de vida. Tendo provocado
uma intensa polémica após a sua exibição no canal francês que
o coproduziu, este diário íntimo mostra a decadência progressiva
de um corpo "medicalizado" que o próprio realizador
parece cada vez menos reconhecer como seu. Um filme concebido
e realizado de forma exclamativa, como um grito cujo fim não
é senão o da expressão da dor intensa que o provoca.
22 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Glitterburg [DF]
de Derek Jarman
60` Reino Unido 1994
"Glitterbug", o último filme de Derek Jarman, consiste
numa montagem de imagens filmadas pelo realizador com a sua
câmara Super-8 entre 1971 e 1986, prática a que recorreu durante
toda a carreira paralelamente às suas longas-metragens de ficção.
As imagens compiladas em "Glitterbug" retratam o
ambiente cultural londrino dos anos setenta e a fase inicial
do militantismo camp e punk de Jarman. O filme inclui imagens
dos bastidores da rodagem de "Sebastiane" (1976),
evocação do martírio de S. Sebastião falado inteiramente em
Latim e que abordava explicitamente o desejo homossexual, bem
como de "Jubilee" (1977), uma crítica social mordaz
aos costumes ingleses e à monarquia britânica. Acompanhado
pela música de Brian Eno, "Glitterbug" é um retrato
perfeito do ecletismo cultural da Inglaterra dos anos setenta,
bem
como do universo pessoal e social de Derek Jarman.
23 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Elle s´appelle Sabine [CI]
Sandrine Bonnaire
85´ França 2007
O primeiro e inesquecível filme da actriz Sandrinne Bonnaire
(protagonista de obras de Maurice Pialat, Claude Chabrol e
Jacques Rivette) é dedicado à sua irmã autista, Sabine. O filme
reúne 25 anos de filmes e fotografias de família e revela o
processo pelo qual a personalidade da irmã foi destruída não
só pela doença, mas também por um sistema de saúde incapaz
de diagnosticar e apoiar adequadamente os pacientes autistas.
Repleto de afecto fraternal mas sem qualquer concessão ao sentimentalismo
fácil, "Elle s'Appelle Sabine" é um acto político
de grande coragem. Através de um caso particular, o filme questiona
o sistema de saúde psiquiátrica e o funcionamento das famílias
que tantas vezes julgam proteger-se do sofrimento afastando
os inadaptados.
25 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
22 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
5-7 rue Corbeau [I]
de Thomas Pendzel
59´ França 2007
Visto do exterior, o número 5-7 da rua Corbeau parecia um
edifício como os outros. 168 apartamentos habitados por vagas
sucessivas de imigrantes recém-chegados à Paris: primeiro,
franceses vindos da provincia, a que se seguiram belgas, italianos,
judeus da Europa de leste, portugueses, magrebinos, senegaleses...
Em 1998, o edifício atingiu um perigoso estado de degradação
e acabou por ser demolido. Neste documentário absolutamente
brilhante, uma rigorosa e persistente investigação sobre um
microcosmos permite reconstituir a história social de uma cidade
e de um país ao longo de todo um século.
20 Out. 23.15 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
The first day [CI]
de Marcin Sauter
20´ Polónia 2007
De uma beleza de cores e paisagens impressionante, "The
First Day" é uma história sobre um dos momentos mais importantes
na vida de qualquer pessoa, o primeiro dia de aulas. Neste
caso trata-se de um internato onde um conjunto de crianças
da tundra, habitadas a viver em tendas, entre animais e pescarias,
descobrem que fazem parte de uma outra grande nação, multinacional,
a Rússia, que tem um hino que aprendem a cantar e um grande
presidente, Putin.
20 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Santiago [CI]
João Moreira Sales
80´ Brasil 2007
"Santiago" é um filme sem igual. Poderia ser um
documentário sobre um filme falhado. Santiago era o mordomo
argentino da luxuosa mansão onde o realizador cresceu no Rio
de Janeiro. Em 1992, João Moreira Salles tentou fazer um primeiro
filme sobre Santiago, mas não conseguiu. A sua relação com
o antigo mordomo ainda estava presa ao passado e, durante toda
a rodagem, Salles não parou de dar ordens e instruções a Santiago
sobre como ele deveria comportar-se em frente da câmara. Anos
depois, Salles regressa ao material rodado e tenta fazer um
filme sobre a identidade, a memória e a própria natureza do
documentário. Mas acaba também por construir uma homenagem
(em forma de penitência) ao falecido mordono, figura tutelar
da sua infância, transformando a obra no mais curioso dos auto-retratos.
26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
The days and the hours [CI]
John Haptas e Kristine Samuelson
8´ EUA 2006
"The Days and The Hours" centra-se numa igreja no
centro de São Francisco onde os sem-abrigo da zona podem repousar
durante o dia e até mesmo durante as missas. Enchendo filas
e filas de bancos, mais de uma centena de homens e mulheres
exaustos têm ali um refúgio longe dos passeios imundos e dos
centros de acolhimento mais perigosos.
26 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Kamp Katrina [CI]
de David Redmon e Ashley Sabin
74´ EUA 2006
Após a destruição da Nova Orleães pelo furacão, um grupo de
habitantes desalojados é acolhido por Pearl e pelo marido,
que transformam a sua residência numa nova comunidade idealista: "Kamp
Katrina". Mas, à medida que o tempo passa, os sonhos são
confrontados com a realidade. Todos os dias surgem novos desafios
à coesão do grupo, que mostra o melhor e o pior da natureza
humana. Este filme segue a ascensão e queda de um projecto
comunitário que - com as devidas diferenças - lembra o célebre "Torrebela",
de Thomas Harlan.
19 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
As 2 Faces da Guerra [I]
de Diana Andringa e Flora Gomes
100´Portugal 2007
Diana Andringa, figura de referêcia do jornalismo televisivo
português, e Flora Gomes, o mais importante cineasta guinenense
(com presença regular em Cannes e Veneza), acordaram fazer
um documentário a quatro mãos e duas vozes sobre a guerra colonial.
Luta de libertação para uns, guerra de África para outros,
o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas
é descrito de maneira diferente nos livros de história dos
dois países. Mas não são só estas as "duas faces" desta
guerra. Para lá do conflito, houve sempre cumplicidades entre
as duas partes: "Não fazemos a guerra contra o povo português,
mas contra o colonialismo", disse Amílcar Cabral, e a
verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.
Não por acaso, foi na Guiné que ganhou forma o Movimento dos
Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a
guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné
e a democracia para Portugal. É esta "aventura a dois" que
o filme conta, pelas vozes dos que a viveram.
20 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Era preciso fazer as coisas [P]
de Margarida Cardoso
52´Portugal 2007
"Era Preciso Fazer as Coisas", segue de perto todo
o processo de encenação de uma peça extraordinária, "O
Tio Vânia", de Tchekov, por Nuno Carinhas. Os ensaios
decorrem no Porto, no Teatro Carlos Alberto. O trabalho dos
nove actores profissionais foi seguido pelos seus "duplos",
nove jovens finalistas do curso de teatro que observam e participam
pela primeira vez num trabalho de grandes dimensões. Mas este
novo filme de Margarida Cardoso não é um making of sobre a
montagem desta peça, é uma obra total sobre a paixão do teatro
e sobre a arte de representar.
20 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Metamorfoses [P]
de Bruno Cabral
48´Portugal 2007
Este documentário acompanha a encenação de uma adaptação de "A
Metamorfose", de Franz Kafka, pela companhia de teatro
Crinabel. A companhia, que atingiu inúmeros sucessos ao longo
dos seus vinte anos de existência, reúne um elenco de 14 actores.
Tudo isto seria relativamente banal se a companhia não fosse
formada maioritariamente por actores com deficiências mentais.
De que forma se processa o delicado trabalho de criação deste
espectáculo? Que expectativas individuais e de grupo se geram
à volta desta criação? Como é que cada um enfrenta e tenta
superar os seus medos e dificuldades? Os laços entre os membros
desta companhia são muito fortes. Todos têm constrangimentos
e fragilidades. Num ambiente de grande envolvimento, o ensaio
começa...
25 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Arquitectura de peso [P]
de Edgar Pêra
24´Portugal 2007
Respondendo a um desafio da Trienal de Arquitectura de Lisboa,
o último filme-provocação de Edgar Pêra mostra quatro grandes
obras públicas que "projectaram" Portugal na Europa:
o Centro Cultural de Belém - onde há 14 anos Portugal presidiu
à CEE; o Parque das Nações - palco da Expo 98; Os estádios
de futebol - para o Euro 2004; e a Casa da Música - originalmente
concebida para o Porto Capital Europeia da Cultura 2001. Recorrendo
a imagens de arquivo e à música de Nel Monteiro, "Arquitectura
de Peso" é o resultado do confronto de um "tempo
de antena musical popular" com o documentário de propaganda
de arquitectura do Estado.
25 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Lisboa dentro [P]
de Muriel Jaquerod e Eduardo Saraiva Pereira
56´Portugal/Suíça 2007
"Lisboa Dentro" é uma reflexão sobre o universo
assustador dos cerca de 10.000 prédios degradados que existem
na capital. Ao serviço da Câmara Municipal ou das Sociedades
de Reabilitação Urbana, arquitectos, juristas e assistentes
sociais vistoriam os imóveis em mau estado e encontram-se com
proprietários, inquilinos e promotores. Em torno das casas,
o filme testemunha o diálogo (ou a falta de diálogo) entre
estes mundos diferentes.
24 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
22 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
American Fugitive: The Truth About
Hassan [I]
de Jean-Daniel Lafond
75´ Canadá 2006
Quando "Kandahar", do realizador iraniano Mohsen
Makmalbaf, foi apresentado no Festival de Cannes em 2001, alguns
jornalistas americanos fizeram uma descoberta surpreendente:
o "médico" americano que o filme mostrava era na
verdade David Belfield, procurado nos Estados Unidos por homicídio
e membro destacado da lista dos homens mais procurados pelo
FBI. Em 1980, aparentemente cumprindo ordens dos serviços secretos
iranianos, David Belfield assassinou em Washington um agente
do Xá envolvido numa conspiração para matar o Ayatollah Khomeini
e assim derrubar, com o apoio americano, o novo regime islâmico.
Mas a história não é tão simples, pois seguindo o fio das investigações,
quem terá pago de forma clara este assassinato são os próprios
serviços secretos americanos... Um filme que revela os acordos
mais inesperados da política internacional e que conta a surpreendente
história de David Belfield, negro americano que adere ao Islão
como forma de luta política (muito antes de 2001), e que é
claramente utilizado e manipulado, mas não sabe ao certo por
quem: por iranianos ou por americanos?
21 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Adeus, até amanhã [P]
de António Escudeiro
60´Portugal 2007
António Escudeiro nasceu, cresceu e trabalhou em Angola, até
ao dia em que se viu forçado a vir embora, contra a sua vontade.
Jurou voltar. Mas esse regresso a casa só se tornou realidade
32 anos depois. "Adeus, até Amanhã" é o documentário
deste regresso onde se cruzam e confrontam dois universos visuais.
As memórias do realizador e a Angola hoje. Há tempos diferentes,
encontros e reencontros. Alguns nunca imaginados. Escudeiro
percorre, durante 25 dias, a sua geografia angolana - Lobito,
Huambo, Huíla. Para no fim ficar a saber melhor o que já sabia:
que Angola é a sua terra, que África é o seu continente.
19 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
My 9/11 [CI]
de Tjebbo Penning
11´EUA/Holanda 2006
Tomando a forma de uma carta lida a uma criança, "My
9/11" foi a maneira encontrada pelo realizador Tjebbo
Penning, que vivia a apenas alguns quarteirões de distância
do World Trade Center, para explicar ao filho os acontecimentos
daquele dia.
19 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Jesus Camp [CI]
Heidi Ewing
85´ EUA 2006
"Jesus Camp" é um filme sobre um campo de férias
para crianças organizado pelo movimento de cristãos evangelistas
americanos. Acreditando que as crianças devem estar na vanguarda
do cristianismo evangélico, o campo incute-lhe um proselitismo
militante (as crianças são persuadidas a "devolver a América
a Cristo") e encoraja-as a participar activamente nas
causas conservadoras promovidas pelas suas igrejas: entre muitas
outras, a defesa das teorias creacionistas sobre a evolução
da vida na terra, a relativização dos perigos do efeito de
estufa, ou a luta pela ilegalização do aborto nos Estados Unidos.
A controvérsia provocada pela estreia do filme nos Estados
Unidos acabou por levar ao encerramento do campo.
|