NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 23 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



23 de outubro - terça-feira


23 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
El Caso Pinochet [SE]
de Patricio Guzmán
108´França/Espanha/Bélgica/Chile 2001

Em Setembro de 1973, o general Augusto Pinochet lançou um golpe de estado com o apoio oficioso da CIA. Allende foi derrubado e Pinochet instalou no país uma ditadura sangrenta que duraria mais de 25 anos. Pouco depois de o ditador ter abandonado o poder, um jovem procurador espanhol descobriu um artigo legal que lhe permitiu acusar Pinochet. Teve então início um longo processo judicial, primeiro em Espanha, depois em Inglaterra, onde o general foi detido, e finalmente no Chile. O processo transformou-se num complexo e moroso jogo de estratégia política e jurídica internacional, mas conseguiu devolver a esperança aos familiares dos milhares de vítimas do regime de Pinochet. Patricio Guzmán, cujos filmes têm explorado desde há mais de trinta anos a trágica história política do seu país, retrata aqui um episódio fundamental da memória colectiva chilena. Vencedor do Grande Prémio do Festival Internacional de Documentário de Marselha em 2001.


As operações SAAL [P]23 Out. 16.45 - Culturgest (Grande Auditório)
19 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
As operações SAAL [P]
de João Dias
90´Portugal 2007

Criado por iniciativa do arquitecto Nuno Portas enquanto Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do I Governo Provisório, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) foi um programa de assistência à construção de habitação promovida por Associações de Moradores que visava "apoiar as iniciativas de populações mal alojadas no sentido de colaborarem na reconversão dos próprios bairros investindo os próprios recursos latentes e eventualmente monetários". A Arquitectura Portuguesa do 25 de Abril é o SAAL - movimento ímpar na história do pensamento da arquitectura, que serviu de exemplo e de discussão para muitos outros projectos a nível internacional.


Winners and Losers23 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Winners and Losers
de Lech Kowalski
80´ EUA/França 2007

Filme de encerramento do último Festival de Locarno. "Winners and Losers" mostra a final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 exclusivamente a partir das reacções dos espectadores italianos e franceses que seguem a partida pela televisão. O mais recente filme de Lech Kowalski leva-nos a "rever" aquele jogo como se nos estivéssemos a ver ao espelho durante toda a partida.


Her Name is Sabine [CI]23 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Elle s´appelle Sabine [CI]
Sandrine Bonnaire
85´ França 2007

O primeiro e inesquecível filme da actriz Sandrinne Bonnaire (protagonista de obras de Maurice Pialat, Claude Chabrol e Jacques Rivette) é dedicado à sua irmã autista, Sabine. O filme reúne 25 anos de filmes e fotografias de família e revela o processo pelo qual a personalidade da irmã foi destruída não só pela doença, mas também por um sistema de saúde incapaz de diagnosticar e apoiar adequadamente os pacientes autistas. Repleto de afecto fraternal mas sem qualquer concessão ao sentimentalismo fácil, "Elle s'Appelle Sabine" é um acto político de grande coragem. Através de um caso particular, o filme questiona o sistema de saúde psiquiátrica e o funcionamento das famílias que tantas vezes julgam proteger-se do sofrimento afastando os inadaptados.


Cherkasy [CI]23 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Cherkasy [CI]
de Raúl Bartolomé Estebaranz
11´ Espanha 2006

"Cherkasy" é um silencioso filme-visita (que terá decorrido numa manhã) aos corredores e salas de um orfanato ucraniano, situado a poucos quilómetros de Chernobyl.


Artel [CI]23 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Artel [CI]
de Sergei Loznitsa
20´ Rússia 2006

"Artel" mostra-nos um dia no quotidiano de uma comunidade piscatória no Mar Branco, um braço do Mar de Barents na costa noroeste da Rússia. Numa paisagem gelada, os homens consertam as redes. Ao fundo, apenas algumas cabanas. O retrato de uma actividade intemporal.


Scythian Suite [CI]23 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Scythian Suite [CI]
de Alexander Gutman
26´ Rússia 2006

"The Scythian Suite" é a história de Nikolai Chukrov, um homem sem passado nem futuro. Nikolai nasceu num gulag e ainda hoje vive na zona onde se concentrava a maior parte daqueles campos de trabalho do tempo de Estaline. O realizador liga a biografia de Nikolai à história da preparação de um concerto onde seria tocada a "Suite Cita" de Sergei Prokofiev, que morreu no mesmo dia que Estaline, e ainda a um conjunto de imagens de arquivo mostrando a construção dos campos.


1937 [CI]23 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
18 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
1937 [CI]
de Nora Martirosyan
44´Arménia/França 2007

"1937" conta a mesma história em duas épocas diferentes: primeiro, em 1937, as purgas estalinistas na aldeia de Erevan, na Arménia, então parte da União Soviética e a prisão do pai de Nora Dagabian, membro da oposição; e depois, em 2006, o relato pormenorizado daquela prisão feito por uma idosa, Baboulia, que se recorda da sua infância. Ao registo ficcional da primeira parte junta-se ao relato documental da segunda para nos proporcionar um filme fragmentário sobre a experiência da perda de um pai, sobre a memória e sobre a inevitabilidade do envelhecimento.


23 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Trying to Kiss the Moon [DF]
de Stephen Dwoskin
95´ Grã-Bretanha 1994

Stephen Dwoskin nasceu em Nova Iorque em 1939. Durante a juventude frequentou os meios artísticos de Greenwich Village onde contactou, entre outros, com Andy Warhol, Allen Ginsberg e Maya Deren. Influenciado pelos filmes de Jack Smith e Ron Rice, participou no desenvolvimento do cinema underground americano entre 1959 e 1964, data da sua fixação definitiva em Londres. A sua obra recente é uma exploração sistemática do voyeurismo e da clausura potenciada pela doença que o paralisou desde muito novo. "Trying to Kiss the Moon" combina esses temas com uma reflexão autobiográfica e inclui vários filmes de família em formato reduzido.


23 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Cool & Crazy [VN]
de Knut Erik Jensen
105´Noruega 2001

Este documentário é até hoje o maior sucesso de bilheteira do cinema norueguês. Um verdadeiro filme de culto nacional. "Cool and Crazy" apresenta o coro dos pescadores da aldeia de Berlevåg, que se situa em pleno círculo polar árctico. Este surpreendente coro masculino canta em locais naturais belíssimos, totalmente inesperados, mas também faz apresentações na Rússia - e isto é motivo de acesas discussões entre os pescadores, sempre irreverentes e espirituosos. Para alguns, este será um filme sobre homens. Para outros, será sobre o amor. Ou política. Ou peixe. Acima de tudo é um filme sobre a dignidade de homens normais que vivem em condições extremamente duras.


D.O.A./Dead on Arrival (A Right of Passage)23 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
21 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
D.O.A./Dead on Arrival (A Right of Passage)
de Lech Kowalski
90´ EUA 1981

Depois dos seus trabalhos sobre a indústria de cinema pornográfico americano no final dos anos setenta, Lech Kowalski realizou "D.O.A.", que tinha como ponto de partida as suas filmagens não autorizadas da mítica tournée americana dos Sex Pistols. Tão caótico como os próprios concertos, "Dead on Arrival" reflecte a hostilidade dos públicos americanos, bem como a progressiva desagregação da banda inglesa até à sua ruptura definitiva, no final da tournée.


23 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
JLG/JLG: Autoportrait de Décembre [DF]
de Jean-Luc Godard
55´ França/Suiça 1994

"JLG/JLG: Autoportrait de Décembre" é tudo menos um auto-retrato feito para a eternidade, uma biografia pormenorizada ou um testamento artístico. Godard propõe-nos, muito pelo contrário, o registo de um momento específico da sua vida através de um filme feito de planos fixos das paisagens nevadas do lago Léman e do interior da sua casa, assombrada pela silhueta do realizador e por uma banda sonora onde se cruzam duas vozes, a do realizador e a do "actor".


23 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
David Holzman's Diary [DF]
de Jim McBride
74´ EUA 1967

Apresentando-se como o diário filmado de um estudante de cinema que decide fazer um documentário sobre a vida do "homem comum", "David Holzman's Diary" é na realidade uma sátira hilariante ao "cinéma vérité". Holzman (na realidade L. M. Kit Carson, futuro argumentista de "Paris, Texas" e de "The Texas Chainsaw Massacre 3") dá largas à sua compulsão diarística filmando tudo e todos, da sua própria televisão à namorada e dos amigos a desconhecidos escolhidos ao acaso na rua. Fá-lo de maneira tão obsessiva que acaba por ser agredido e por perder a namorada, farta de ser surpreendida pela câmara quando menos espera. Um filme tão hilariante quanto eficaz já que não foram poucos os que se deixaram enganar e o tomaram como um verdadeiro documentário quando estreou em 1967.


In the North [CI]22 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
In the North [CI]
de Chen Lei
62´China 2006

Consumidor de droga durante anos, e frequentador assíduo dos centros de recuperação para toxico-dependentes de Xangai, Zhen não conseguia escapar do vício. Nem as instituições de correcção semi-militarizadas conseguiam mudar-lhe os hábitos. Decidiu então abandonar a sua cidade natal e começar uma nova vida numa longínqua região montanhosa do norte da China. A adaptação à vida na aldeia foi lenta e difícil, mas real. Hoje Zhen é casado, tem uma filha e vive com paixão cada dia. Um filme sobre o preço a pagar para renascer como um novo homem e sobre as diferenças insanáveis entre o campo e a cidade.


Abandoned [CI]22 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Abandoned [CI]
de Joan Soler
25´Espanha 2006

Milhares de adolescentes e crianças vivem nas ruas de Bucareste. "Abandonatii" é a história das crianças que fizeram dos esgotos em frente a estação ferroviária da capital romena a sua casa. Os romenos chamam-lhes "aurolacs", nome da marca de tinta sintética em que ficaram viciadas.


He Fengming [CI]21 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
He Fengming [CI]
de Wang Bing
184´ China 2007

Agasalhada com um casaco vermelho, uma mulher atravessa um bloco de apartamentos e entra em casa. Lá dentro, He Fengming, de 60 anos, instala-se num cadeirão e começa a recordar o passado. As suas memórias fazem-nos recuar até à revolução de 1949, ponto de partida para o relato de uma história de vida prodigiosa que se confunde com a própria história da China comunista. Filmado admiravelmente (limitando-se a um plano fixo quase ininterrupto de Fengming no seu cadeirão falando para a câmara), "He Fengming" é o segundo documentário de Wang Bing. Vencedor do Prémio Georges Beauregard no Festival Internacional de Documentário de Marselha em 2007.


Nocturno [RE]20 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Nocturno [RE]
de João Nisa
27´ Portugal 2007

Descrição fragmentária do espaço abandonado da antiga Feira Popular de Lisboa, durante o período que decorreu entre o seu encerramento e a definitiva demolição das suas instalações. Um conjunto de longos planos fixos, atravessados por pequenos movimentos, apresenta alguns dos elementos existentes no local (fachadas encerradas ou semidestruídas, divertimentos parcialmente desmontados), reconstituindo através da sua sucessão um percurso no interior do recinto. Um trabalho que pretende forçar a concentração da percepção e explorar a relação entre a experiência temporal e o modo de apreensão visual e sonoro de um lugar específico.


22 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
A casa do Barqueiro [P]
de Jorge Murteira
63´ Portugal 2007

"Paulino faz da barraca sobre o rio a sua casa improvisada. Ali guarda de tudo um pouco, cozinha, faz a barba e prepara o bigode, recolhe quando a chuva, o frio ou o vento apertam. Pede e resmunga uma nova casa em condições. Entre as margens do Tejo é ele quem assegura a ligação. O filme acompanha o último barqueiro da Amieira do Tejo durante quatro estações. No Inverno e no Outono, perto da fogueira sobre o vale do rio, num compasso de espera alterado pela passagem dos comboios que raramente trazem fregueses. Na Primavera e no Verão, na mesa de sulipas, solitário, na partilha de um copo ou petisco com quem por ali se cruze. Até que um passageiro desça do comboio ou se apresente na margem para o apanhar. Agora já não há barqueiro e a nova casa continua por estrear. Não há mais barcagens para ninguém".


Hot House [CI]26 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Hot House [CI]
de Shimon Dotan
90´ Israel 2006

Existem hoje nas prisões israelitas pelo menos 10.000 Palestinianos. As autoridades Israelitas olham para estes "prisioneiros de segurança" como assassinos e criminosos. As suas sentenças têm muitas vezes a duração de várias vidas. Para os Palestinianos, ao contrário, eles são heróis e mártires que lutaram pela liberdade de um país ocupado. Tendo obtido uma autorização especial para filmar no interior de algumas das principais prisões de alta-segurança israelitas, o realizador Shimon Dotan descobriu algo que o surpreendeu: as prisões israelitas transformaram-se no campo de formação da próxima geração de líderes palestinianos. O filme tem sido criticado de forma virulenta por israelitas conservadores, mas também tem servido de instrumento para que outros conservadores israelitas defendam a introdução da pena capital nos tribunais de Israel. "Hot House" é provavelemente o filme mais importante feito até hoje sobre o conflito israelo-palestiniano e sobre o carácter inultrapassável de qualquer conflito onde um dos lados (neste caso uma parte importante do povo palestiniano) acredita que a vida não tem qualquer valor nas condições em que está sujeito a viver.


La petite fille et le chien vont au bal de la reine [P]24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
La petite fille et le chien vont au bal de la reine [P]
de Ana Margarida Fernandes Gil
18´Portugal 2007

"La Petite Fille et le Chien Vont au Bal de la Reine" foi uma "encomenda" da pequena sobrinha da realizadora e uma tentativa de responder à pergunta sobre a razão pela qual a tia queria fazer filmes.


Jardim [P]24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jardim [P]
de João Vladimiro
75´Portugal 2007

"Jardim" foi uma encomenda da Fundação Gulbenkian sobre o trabalho do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles nos jardins da instituição. A primeira obra de um jovem autor com grande sensibilidade para captar o mundo inteiro dentro de um microcosmos.


Mulheres traídas (making of) [P]24 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Mulheres traídas (making of) [P]
de Miguel Marques
54´Portugal 2007

Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa: realizadora, escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz cinema amador há mais de vinte anos. "Mulheres Traídas (making of)" é um documentário que acompanha a rodagem do seu mais recente filme, uma história de infidelidade punida, que reflecte os valores morais da autora autodidata. Este documentário pode também ser visto como uma reflexão preocupada sobre as limitações das fantasias amorosas, eróticas e afectivas dentro da cultura (popular) portuguesa.


La liste de Carla [I]22 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
La liste de Carla [I]
de Marcel Schupbach
95´Suíça 2006

No Tribunal Penal Internacional, Carla Del Ponte esforça-se por conseguir a prisão dos últimos responsáveis pelas maiores atrocidades cometidas durante a guerra na ex-Jugoslávia: Ratko Mladic, Radovan Karadzic e Ante Gotovina. "La Liste de Carla" foi o primeiro documentário a ter acesso ao interior do TPI e a poder seguir o trabalho quotidiano ali levado a cabo para capturar aqueles homens. Processo feito de inúmeros avanços e recuos, a história da maior caça ao homem de todos os tempos é também uma investigação sobre os limites da justiça internacional e do TPI. Quem são os tecnocratas de Bruxelas que falam em nome da justiça? Que credibilidade e que empenho têm?


El ejido, La Loi du Profit [I]19 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
El ejido, La Loi du Profit [I]
de Jawad Rhalib
80´Bélgica 2006

O que acontece aos imigrantes africanos que arriscam a vida para a chegar à Europa atravessando o mar em "pateras" sobrelotadas? El Ejido é um dos primeiros lugares onde vêm parar. Para fazer o que? Trabalhar ilegalmente em estufas de agricultores espanhóis membros de uma associação ultra-legalistas cuja regra é não dar emprego a ilegais. Mas não é por preocupações humanitárias que os agricultores fogem a regra (ariscando a expulsão da associação) e dão trabalho aos imigrantes ilegais. A agricultura em estufas tornou-se uma mina de ouro e El Ejido tem a maior concentração de estufas agrícolas do mundo. Este filme, que denuncia claramente os abusos do princípio de lucro aqui instituído, revela também os meandros de um sistema que poderia ser considerado o novo trabalho escravo: formas de contratação, subserviência, condições de vida. Ao lado da fronteira portuguesa. Prémio Fespaco 2007.


The halfmoon files [I]25 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The halfmoon files [I]
de Philip Scheffner
87´Alemanha 2007

Durante a Primeira Guerra Mundial, os prisioneiros de guerra detidos no campo de "Halfmoon", nos arredores de Berlim, foram objecto de vários projectos de investigação científica. Um desses projectos consistiu na gravação das diferentes línguas e canções daqueles soldados, provenientes maioritariamente das colónias europeias na Ásia e na África e por isso considerados tão "exóticos" pelos cientistas alemães. Essas gravações fonográficas, que constituem hoje o acervo principal do Museu do Som de Berlim, foram o ponto de partida de "The Halfmoon Files", recuperação fantasmagórica de um passado a que apenas se pode aceder pelo som. Construído como um puzzle, reunindo peças dispersas de uma cuidadosa investigação, o filme é uma bela homenagem aos desaparecidos da história.