NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 25 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



25 de outubro - quinta-feira


In the House of Angels [VN]25 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
In the House of Angels [VN]
de Margreth Olin
97´Noruega 1998

"In the House of Angels" retrata de forma respeitadora e muito sensível a vida quotidiana num lar para a terceira idade na Noruega. É um local que oferece aparentemente condições excelentes, mas onde as pessoas sabem que esperam apenas a morte. As personagens aproximam-se da câmara e, uma vez sozinhas com a equipa de filmagem, usam-na como uma amiga a quem podem confessar-se, exprimir o seu desespero ou simplesmente as suas opiniões. Também é um filme provocador que confronta o público com a sua atitude em relação não apenas à velhice, mas também ao seu próprio humanismo. Um hino à terceira idade feito com humor e afecto e que questiona a ideia de estado providência. Será que a aparente incapacidade de tornar mais humana a vida quotidiana destas pessoas significa que o estado providência falhou?


Arquitectura de peso [P]25 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Arquitectura de peso [P]
de Edgar Pêra
24´Portugal 2007

Respondendo a um desafio da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o último filme-provocação de Edgar Pêra mostra quatro grandes obras públicas que "projectaram" Portugal na Europa: o Centro Cultural de Belém - onde há 14 anos Portugal presidiu à CEE; o Parque das Nações - palco da Expo 98; Os estádios de futebol - para o Euro 2004; e a Casa da Música - originalmente concebida para o Porto Capital Europeia da Cultura 2001. Recorrendo a imagens de arquivo e à música de Nel Monteiro, "Arquitectura de Peso" é o resultado do confronto de um "tempo de antena musical popular" com o documentário de propaganda de arquitectura do Estado.


Lisboa dentro [P]25 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
22 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Lisboa dentro [P]
de Muriel Jaquerod e Eduardo Saraiva Pereira
56´Portugal/Suíça 2007

"Lisboa Dentro" é uma reflexão sobre o universo assustador dos cerca de 10.000 prédios degradados que existem na capital. Ao serviço da Câmara Municipal ou das Sociedades de Reabilitação Urbana, arquitectos, juristas e assistentes sociais vistoriam os imóveis em mau estado e encontram-se com proprietários, inquilinos e promotores. Em torno das casas, o filme testemunha o diálogo (ou a falta de diálogo) entre estes mundos diferentes.


Calle Santa Fe [CI]25 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Calle Santa Fe [CI]
de Carmen Castillo
163´ França/Chile/Bélgica 2007

O Movimento da Esquerda Revolucionária (MIR) foi fundado em Santiago do Chile em meados dos anos sessenta como a "vanguarda marxistaleninista da classe operária" chilena. Depois do golpe que derrubou Salvador Allende e levou o general Pinochet ao poder, o MIR passou à clandestinidade. No dia 5 de Outubro de 1974, Miguel Enriquez, então líder do movimento, foi assassinado em sua casa na rua Santa Fé. A sua mulher, Cármen Castillo, ficou gravemente ferida no mesmo ataque. Após 29 anos no exílio, a realizadora regressa pela primeira vez àquela casa, a partir da qual reconstituirá um novelo de memórias sobre o seu companheiro e sobre todas as outras vítimas da ditadura chilena. Terão aqueles actos de resistência valido a pena? Terão todas aquelas mortes sido em vão? O que é a condição de uma sobrevivente, mas exilada para toda a vida?


Suckers [VN]25 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Suckers [VN]
de John Webster
57´Finlândia 1993

"Suckers" é um retrato da Finlândia durante a recessão económica do início dos anos noventa simultaneamente divertido e arrepiante. Influenciado pelo clássico documentário "Salesman" (1968) de Albert e David Maysles, o filme acompanha o trabalho diário de três vendedores porta-a-porta de aspiradores. Kristiina é uma vendedora implacável que até convence mães solteiras a comprarem-lhe os aspiradores. Heimo tem um discurso fácil, mas é apenas um vendedor médio. Kimmo é um mecânico de automóveis desempregado que acaba de entrar no ramo e que usa todos os seus encantos e inventa sempre novas formas de persuasão sem conseguir vender um único aspirador. A estas personagens junta-se um director de vendas agressivo e implacável para com os subordinados menos bem sucedidos.


The Stars Caravan [VN]25 Out. 11.00 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The Stars Caravan [VN]
de Arto Halonen
56´Dinamarca/Finlândia 2000

"The Stars' Caravan" conta a vida aventurosa dos projeccionistas nómadas do Quirguistão. As antigas caravanas, puxadas por burros, e transportando os filmes de propaganda soviética, deram agora lugar a carros motorizados que exibem blockbusters americanos em telões erguidos entre as tendas das pequenas aldeias. Neste contexto, dois projeccionistas simbolizam duas eras e duas maneiras de pensar opostas. Zarylbek suspira pelo tempo da União Soviética e pela então florescente cultura cinematográfica propagada pelas caravanas de cinema ambulante; Murat parece muito mais interessado na nova cultura ocidental e no cinema de acção americano.


The halfmoon files [I]25 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
23 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The halfmoon files [I]
de Philip Scheffner
87´Alemanha 2007

Durante a Primeira Guerra Mundial, os prisioneiros de guerra detidos no campo de "Halfmoon", nos arredores de Berlim, foram objecto de vários projectos de investigação científica. Um desses projectos consistiu na gravação das diferentes línguas e canções daqueles soldados, provenientes maioritariamente das colónias europeias na Ásia e na África e por isso considerados tão "exóticos" pelos cientistas alemães. Essas gravações fonográficas, que constituem hoje o acervo principal do Museu do Som de Berlim, foram o ponto de partida de "The Halfmoon Files", recuperação fantasmagórica de um passado a que apenas se pode aceder pelo som. Construído como um puzzle, reunindo peças dispersas de uma cuidadosa investigação, o filme é uma bela homenagem aos desaparecidos da história.


5-7 rue Corbeau [I]25 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
22 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
5-7 rue Corbeau [I]
de Thomas Pendzel
59´ França 2007

Visto do exterior, o número 5-7 da rua Corbeau parecia um edifício como os outros. 168 apartamentos habitados por vagas sucessivas de imigrantes recém-chegados à Paris: primeiro, franceses vindos da provincia, a que se seguiram belgas, italianos, judeus da Europa de leste, portugueses, magrebinos, senegaleses... Em 1998, o edifício atingiu um perigoso estado de degradação e acabou por ser demolido. Neste documentário absolutamente brilhante, uma rigorosa e persistente investigação sobre um microcosmos permite reconstituir a história social de uma cidade e de um país ao longo de todo um século.


Lost, Lost, Lost [DF]25 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
Lost, Lost, Lost [DF]
de Jonas Mekas
180´ EUA 1976

Jonas Mekas é uma das principais figuras do cinema experimental americano. O realizador de origem lituana explorou a sua própria biografia em "Lost, Lost, Lost", um longo "filme diário" que compila imagens filmadas entre 1949 (data da sua chegada aos EUA como refugiado da Segunda Guerra Mundial) e 1963 (quando se mudou para a baixa de Manhattan e começou a relacionar-se com um grupo de intelectuais americanos onde se distinguiam Allen Ginsberg e LeRoi Jones). O filme retrata os esforços de Mekas para conseguir vingar no seu novo país, bem como o fascínio que a cidade de Nova Iorque exerceu sobre ele.


Zidane: A 21st Century Portrait [RE]25 Out. 21.30 - Cinema São Jorge (Sala 1)
Zidane [SE]
de Douglas Gordon e Philippe Parreno
90´França 2004

Em Abril de 2005, todos os movimentos de Zinédine Zidane durante uma partida do Real Madrid foram filmados por 17 câmaras especialmente montadas para o efeito (supervisionadas por Darius Khondji, o director de fotografia de "Se7en" e "Delicatessen"). Realizado por dois artistas plásticos cujo trabalho tem explorado os limites da representação cinematográfica, "Zidane" subverte as regras tradicionais da cobertura televisiva de um jogo de futebol concentrando-se no indivíduo e não no desenrolar da partida propriamente dita. Durante noventa minutos, o tempo regulamentar de um encontro, veremos apenas o corpo de Zidane e ouviremos apenas o som das suas chuteiras a bater na bola. Definido pelos realizadores como o retrato de um homem no seu trabalho, "Zidade" não é tanto um filme sobre um dos futebolistas mais notáveis da sua geração, como sobre um homem que se entrega plenamente a uma actividade.