programação dia-a-dia
18 |
19 | 20 |
21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28
24 de outubro - quarta-feira
24 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The mall [CI]
de Yonatan Ben Efrat
12´ Israel 2006
"The Mall" mostra-nos centenas de trabalhadores
palestinianos ilegais vivendo seis pisos abaixo da superfície
nas fundações de um centro comercial inacabado e abandonado
nos arredores de Tel Aviv. Não têm electricidade, nem água,
nem casas de banho. O ar é nauseabundo. De dia procuram trabalho
no "mercado de escravos", perto dali. Aqueles seis
pisos infernais permitem-lhes viverem invisíveis em Israel.
24 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
These Girls [CI]
de Tahani Tached
66´ Egipto 2006
Estreado no festival de Cannes 2006, "These Girls" leva-nos
até ao universo das raparigas adolescentes que vivem nas ruas
do Cairo. Estas mulheres, crianças ou mães - e por vezes tudo
isso ao mesmo tempo - desafiam diariamente os mais variados
perigos e preconceitos sociais.
As ruas e os jardins onde dormem são um universo de violência,
medo e liberdade. As protagonistas expõem as suas emoções e
surpreendemnos tanto pela força de carácter, como pelo sentido
de humor. Têm sempre de se proteger dos rapazes que também
vivem na rua, dos homens, da polícia, da família, das instituições
e ganham pouco o nosso respeito. Apesar de se saberem marginalizadas,
tentam viver cada dia como uma festa.
24 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Mulheres traídas (making of) [P]
de Miguel Marques
54´Portugal 2007
Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa:
realizadora, escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz
cinema amador há mais de vinte anos. "Mulheres Traídas
(making of)" é um documentário que acompanha a rodagem
do seu mais recente filme, uma história de infidelidade punida,
que reflecte os valores morais da autora autodidata. Este documentário
pode também ser visto como uma reflexão preocupada sobre as
limitações das fantasias amorosas, eróticas e afectivas dentro
da cultura (popular) portuguesa.
24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
La petite fille et le chien vont au
bal de la reine [P]
de Ana Margarida Fernandes Gil
18´Portugal 2007
"La Petite Fille et le Chien Vont au Bal de la Reine" foi
uma "encomenda" da pequena sobrinha da realizadora
e uma tentativa de responder à pergunta sobre a razão pela
qual a tia queria fazer filmes.
24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jardim [P]
de João Vladimiro
75´Portugal 2007
"Jardim" foi uma encomenda da Fundação Gulbenkian
sobre o trabalho do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles
nos jardins da instituição. A primeira obra de um jovem autor
com grande sensibilidade para captar o mundo inteiro dentro
de um microcosmos.
24 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Cuba, Une Odyssée Africaine [I]
de Jihan El Tahri
120´França/Reino Unido 2006
Entre 1961 e 1989, o continente africano foi um dos principais
palcos da Guerra Fria. As nações africanas que tinham alcançado
a independência, ou que lutavam ainda por ela, tiveram que
enfrentar não apenas as antigas potências coloniais europeias,
mas também as aspirações hegemónicas sobre o continente das
duas super-potências: União Soviética e Estados Unidos. Integrando-se
no bloco dos "não alinhados", os novos países africanos
procuraram assumir o controlo dos seus próprios destinos e
garantir a sua independência nacional através de alianças internacionais.
Cuba teve um papel de liderança nesse processo, prestando auxílio
aos jovens revolucionários africanos como Patrice Lumumba,
Amílcar Cabral e Agostinho Neto. Da estadia frustrada de Che
Guevara no Congo à batalha de Cuito Cuanavale, "Cuba,
Une Odyssée Africaine" tenta compreender melhor a África
contemporânea através da história destes internacionalistas
que ganharam todas as batalhas, mas que acabaram por perder
a guerra.
24 Out. 23.15 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
At the datcha [CI]
de Thierry Paladino
26´Polónia 2006
"At the Datcha" acompanha uma família fe surdos-mudos
num fim-de semana passado fora da cidade, na sua "datcha".
A felicidade de todos é manifesta e ninguém se parece importar
muito com a falta de conforto. Um filme cómico e burlesco que
se inspira nas comédias dos primeiros tempos da história do
cinema e que vai revelando gradualmente o grande afecto que
o realizador sente por esta família.
24 Out. 23.15 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
School Scapes [CI]
de David McDougall
77´Austrália 2007
Inspirado pelo cinema dos irmãos Lumière e pelas ideias do
pedagogo indiano Jiddu Krishnamurti, o realizador australiano
David MacDougall, nome fundamental do "cinema etnográfico",
rodou este filme experimental na Rishi Valley School, no sul
da Índia. Fundada por Krishnamurti, a escola é conhecida por
aplicar os seus métodos de aprendizagem centrados na observação
do mundo. Foi essa mesma premissa que marcou o início do cinema
e que mais entusiasmou os primeiros espectadores. "Schoolscapes" tenta
recapturar essa frescura da observação do mundo através de
uma série de planos dedicados ao acto, tão simples, de olhar
o que está à nossa volta.
24 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
On Hitler's Highway
de Lech Kowalski
81´ França/Polónia 2002
"On Hitler's Highway" é um "road-movie" filmado
ao longo da estrada construída pelos nazis nos anos trinta
para facilitar a invasão da Europa de Leste. Um olhar sobre
o passado e o presente da Polónia e sobre as relações entre
o Oriente e o Ocidente. Ao longo da estrada, Kowalski filma
pessoas que tentam sobreviver como podem: um velho vende cogumelos,
algumas crianças lavam os pára-brisas dos carros, prostitutas
búlgaras fazem uma pausa para fumar um cigarro, um homem que
vende gnomos de jardim recorda com saudade os tempos do comunismo.
Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema
Documental de Amesterdão em 2003, "On Hitler's Highway" é
o segundo tomo da trilogia europeia do realizador, "The
Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The
Boot Factory" e concluída com "East of Paradise" (2005).
24 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
22 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
American Fugitive: The Truth About
Hassan [I]
de Jean-Daniel Lafond
75´ Canadá 2006
Quando "Kandahar", do realizador iraniano Mohsen
Makmalbaf, foi apresentado no Festival de Cannes em 2001, alguns
jornalistas americanos fizeram uma descoberta surpreendente:
o "médico" americano que o filme mostrava era na
verdade David Belfield, procurado nos Estados Unidos por homicídio
e membro destacado da lista dos homens mais procurados pelo
FBI. Em 1980, aparentemente cumprindo ordens dos serviços secretos
iranianos, David Belfield assassinou em Washington um agente
do Xá envolvido numa conspiração para matar o Ayatollah Khomeini
e assim derrubar, com o apoio americano, o novo regime islâmico.
Mas a história não é tão simples, pois seguindo o fio das investigações,
quem terá pago de forma clara este assassinato são os próprios
serviços secretos americanos... Um filme que revela os acordos
mais inesperados da política internacional e que conta a surpreendente
história de David Belfield, negro americano que adere ao Islão
como forma de luta política (muito antes de 2001), e que é
claramente utilizado e manipulado, mas não sabe ao certo por
quem: por iranianos ou por americanos?
24 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Born to Lose: The Last Rock and Roll Movie
de Lech Kowalski
100´ EUA 2001
Vinte anos depois de "D.O.A.", Lech Kowalski voltou
ao punk rock. "Born to Lose" conta-nos a história
da vida do seu amigo Johnny Thunders, destacado protagonista
da cena punk da Nova Iorque dos anos setenta e oitenta e percursor
do som que influenciaria bandas punk de todo mundo. Guitarrista
e vocalista, tocou com os New York Dolls, os The Heartbreaker
e a solo. Dizia-se que o seu abuso de drogas envergonharia
o próprio William Burroughs. Morreu vítima de uma overdose
em 1991, em circunstâncias ainda não inteiramente esclarecidas.
Uma personagem singular cuja vida ninguém poderia ter retratado
melhor do que Kowalski.
24 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
The Boot Factory
de Lech Kowalski
87´França/Polónia 2000
"Imagine-se os Sex Pistols a fazerem botas em vez de
música", sugere o realizador. Não há provavelmente melhor
maneira de descrever este documentário sobre três jovens polacos
de um subúrbio de Cracóvia que enfrentam o trabalho numa fábrica
de botas como se fizessem parte de uma banda rock. O trabalho
mudou a vida destes três antigos presos, toxicodependentes
e punks, mas não apagou completamente o seu passado. Kowalski
filma a rotina diária destes novos artesãos que cantam canções
anarquistas enquanto fazem botas. Primeiro tomo da trilogia
europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving",
continuada por "On Hitler's Highway" (2002) e "East
of Paradise" (2005).
24 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
News from Home [DF]
de Chantal Akerman
85´França/Bélgica/RFA 1976
A cidade de Nova Iorque filmada por Chantal Akerman enquanto,
em off, a realizadora lê as cartas que a mãe, preocupada, lhe
envia da Bélgica.
20 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Three comrades [I]
de Masha Novikova
99´Holanda 2006
Ruslan, Ramzan e Islam eram três amigos chechenos que levavam
vidas normais na Grozny do início dos anos noventa. Mas o colapso
da União Soviética e a luta pela independência da Chechénia
mudaram tudo: de um dia para o outro, os três amigos viram-se
no meio de um dos conflitos mais violentos das duas últimas
décadas. As suas principais preocupações passaram então a ser
a protecção das respectivas famílias e a simples sobrevivência
numa cidade em ruinas. Ruslan ajudou Ramzan (professional de
televisão) a filmar os ataques russos e Islam trabalhou como
médico num hospital onde também pôde testemunhar de perto as
atrocidades da guerra. A guerra aproximou-os e separouos, levando
dois deles para sempre. A partir de entrevistas aos seus familiares
e das imagens filmadas por Ramzan, "Three Comrades" reconstitui
o modo como a guerra da Chechénia destruiu uma geração.
21 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Umbrella [CI]
de Du Haibin
100´ China 2007
No passado, a agricultura era a principal actividade económica
na China e a mais importante forma de subistência da sua população.
Actualmente, a industrialização do país obriga milhares de
pessoas a deixar os campos para procurar trabalho nas grandes
cidades. "San" ("Umbrella") usa o chapéu
de chuva, omnipresente devido ao caprichoso clima chinês, como
fio condutor desta investigação sobre o modo como a modernização
chinesa se fez à custa das condições de vida dos trabalhadores
rurais, ainda maioritários no país, e aumentando cada vez mais
o fosso entre ricos e pobres. Prémio da sessão horizontes do
Festival de Veneza 2007.
22 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
A Father's Music [CI]
de Igor Heitzmann
105´Alemanha 2007
O célebre maestro titular da Orquestra Filarmónica de Berlim,
Otmar Suitner, tinha duas mulheres e duas famílias: uma na
zona leste, outra na zona oeste da cidade dividida. Dezasseis
anos depois de o muro ter sido derrubado e de ter deixado a
orquestra, Suitner continua a ter duas mulheres e duas casas.
O seu filho, jovem cineasta chega à conclusão que para perceber
a estranha história da sua familia, deve primeiro perceber
a relação do seu pai com a música. Além de regressar com o
pai aos locais míticos do passado (Bayreuth), o realizador
de "A Father's Music" empurra o maestro para um último
desafio: conduzir novamente a Filarmónica de Berlim.
22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Alguna Tristeza [CI]
de Juan Alejandro Ramírez
41´ Peru 2006
"Alguna Tristeza" é uma meditação sobre o Peru e
os peruanos. O filme é pontuado pelas imagens dos rostos entristecidos
dos jogadores de futebol peruanos que derrotaram a selecção
austríaca nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, mas que viram
essa vitória histórica escapar-se-lhe dos dedos quando o jogo
foi anulado por razões absurdas e que, em última análise, escondiam
apenas motivações racistas. Humilhados, os atletas abandonaram
a competição recusando submeterem-se a uma repetição da partida.
As imagens dos seus rostos são simultaneamente o ponto de partida
e o contraponto de um filme que explora o modo como a sociedade
peruana parece ter feito da tristeza um traço cultural e um
modo de vida.
22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
It's always late for freedom [CI]
de Mehrdad Oskouei
52´Irão 2006
Em "It's Always Late for Freedom", o realizador
Mehrdad Oskouei acompanha o quotidiano de três rapazes iranianos
detidos num reformatório em Teerão, vítimas dos graves problemas
sócio-económicos que a sociedade iraniana enfrenta actualmente.
Um retrato comovedor de uma geração amargurada.
24 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Sketches of Frank Gehry [SE]
de Sydney Pollack
83' EUA 2005
Frank Gehry adora desenhar. Assim principia um complexo processo
de criação do qual resultaram alguns dos edifícios mais singulares
da arquitectura contemporânea dos últimos vinte anos. Partindo
dos desenhos originais de Gehry, este documentário do realizador
Sidney Pollack, amigo íntimo do arquitecto, permite-nos perceber
melhor o modo através do qual estes traços quase abstractos
se transformam em edifícios labirínticos (e quase sempre polémicos)
de titânio, vidro, cimento e aço.
22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Praia de Monte Gordo [P]
de Sofia Trincão e Óscar Clemente
30´Portugal 2006
Na Praia de Monte Gordo, à sombra dos prédios de apartamentos
turisticos, persiste o resto de uma comunidade piscatória.
Este documentário é uma homenagem comovedora aos pescadores
que queimaram os seus antigos barcos por imposição ou incentivo
governamental e que, desta forma, perderam parte da sua identidade.
O processo de adaptação vivido pela última geração de pescadores
é contado por personagens que foram à procura de novos caminhos
para as suas vidas... mas nunca longe do mar.
22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Gentes do mar [P]
de Dânia Filipa Ferreira Lucas
33´Portugal 2006
Rodeadas por águas instáveis, mas sempre com fé, as "gentes
do mar" lutam pela sobrevivência de cada homem, esperançadas
que o dia de amanhã lhes traga mais do seu ganha-pão. Divididos
entre a casa e o barco, são maridos e pais ausentes, têm medos,
custa-lhes exprimir o que lhes vai na alma. Os olhares atentos
e silenciosos definem o mar como uma força misteriosa. Franzem
as rugas, observam a proa que sucumbe por entre as majestosas
vagas, levantam aos céus as mãos ásperas e calejadas, pedindo
protecção a Nossa Senhora.
26 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Encontros [P]
de Pierre-Marie Goulet
105´Portugal/França 2006
1957: um grupo de camponeses de Peroguarda, no Alentejo, vai
cantar ao Porto. O poeta António Reis, futuro realizador de "Trás-os-Montes",
ouve esses cantos. Conquistado, toma o caminho de Peroguarda,
com um gravador. 1959: Michel Giacometti, musicólogo de origem
corsa, começa uma pesquisa de 30 anos. Não tarda a descobrir
Peroguarda. 1965: no Porto, o jovem poeta Manuel António Pina,
e outros jovens aspirantes a poetas escolhem António Reis como
referência. 1966: O cineasta Paulo Rocha roda a sua segunda
longa-metragem ("Mudar de Vida") no Furadouro, situando
a história no meio dos pescadores que na infância o haviam
fascinado. Estas e outras pessoas fazem parte de uma tribo
informal cujos membros se reconhecem quando se encontram.
19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jean Paul [I]
de Francesco Uboldi
8´Itália 2006
"Jean Paul" é a história terrível de um homem natural
de Baloum, uma aldeia situada na região montanhosa dos Camarões.
Vítima de uma doença mental e das superstições da aldeia, Jean
Paul foi amarrado a uma árvore e ali abandonado pela sua própria
família, sem comida nem água, para morrer.
19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Devil Came on Horseback [I]
de Annie Sundberg e Ricki Stern
85´EUA 2007
"The Devil Came on Horseback" dá conta da tragédia
humanitária do Darfur através das fotografias e o testemunho
de Brian Steidle, um antigo observador internacional destacado
para o Sudão. Na sua condição de observador, este militar americano
pôde visitar locais do país inacessíveis aos jornalistas e
sentir na pele o drama das populações vítimas do conflito.
Frustrado, Steidle demite-se e regressa aos EUA onde inicia
uma campanha para dar a conhecer o que tinha visto, esperando
assim poder contribuir para despertar atenção do mundo para
o genocídio do Darfur. "The Devil Came on Horseback" é,
além disso, um filme sobre a perda da inocência de Steidle
que, a pouco e pouco, vai percebendo a profunda indiferença
das instituições americanas (em que tinha tanta confiança)
e da comunidade internacional face a esta enorme tragédia humana.
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Piccolo Lavoro [P]
de António Nuno Júnior
18´Portugal 2006
"Piccolo Lavoro" é uma verdadeira matrioska cinematográfica:
um filme sobre o cineasta Pedro Costa montando os extras do
DVD do seu filme "Onde Jaz o Teu Sorriso?" - filme
que por sua vez é um retrato do casal de cineastas Jean-Marie
Straub e Danièlle Huillet enquanto montavam uma nova versão
de "Sicilia!".
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Homens que São como Lugares Mal Situados [P]
de João Trabulo
21´Portugal 2007
A partir de textos de Daniel Faria, Marguerite Duras e Serge
Daney, "Homens que São como Lugares Mal Situados" toma
a forma de um poema visual cujo motivo é a viagem de um homem
entre dois continentes.
26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]
de Luís Alves de Matos
57´Portugal 2007
"Blind Runner, An Artist Under Surveillance" tem
como ponto de partida o trabalho do artista João Louro e as
suas preocupações sobre o fluxo e excesso de imagens com que
nos confrontamos no mundo contemporâneo. Uma reflexão não só
sobre a circulação das imagens, mas também sobre os diversos
suportes em que, hoje em dia, as imagens são difundidas. Não
estaremos todos sob vigilância? Quem vigia quem?
21 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Ironeaters [CI]
de Shaheen Dill-Riaz's
85´ Alemanha 2007
Durante a sua infância, o local de brincadeiras preferido
do realizador era a praia de areia branca de Chittagong, no
Bangladesh. Hoje, a mesma praia é um gigantesco cemitério de
navios onde trabalham milhares de pessoas, incluindo alguns
dos seus amigos de infância, usando ferramentas improvisadas
para retirar dos velhos cascos todos os materiais que ainda
possam ter algum valor. A imagem poderosa que nos fica após
a visão deste filme é quase infernal, a de centenas de homens-formigas
a devorarem gigantescos barcos petroleiros cheios de ferrugem. "Quando
tens fome, comes qualquer coisa", diz Karim, um antigo
colega de escola de Shaheen, "até ferro." Enquanto
os meios de comunicação ocidentais noticiam a destruição do
meio ambiente e as perigosas condições de trabalho, para os "comedores
de ferro", o mais importante é assegurar a sobrevivência
diária.
|