NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

programação 24 de outubro


programação dia-a-dia

18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28



24 de outubro - quarta-feira


The mall [CI]24 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
The mall [CI]
de Yonatan Ben Efrat
12´ Israel 2006

"The Mall" mostra-nos centenas de trabalhadores palestinianos ilegais vivendo seis pisos abaixo da superfície nas fundações de um centro comercial inacabado e abandonado nos arredores de Tel Aviv. Não têm electricidade, nem água, nem casas de banho. O ar é nauseabundo. De dia procuram trabalho no "mercado de escravos", perto dali. Aqueles seis pisos infernais permitem-lhes viverem invisíveis em Israel.


These Girls [CI]24 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
20 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
These Girls [CI]
de Tahani Tached
66´ Egipto 2006

Estreado no festival de Cannes 2006, "These Girls" leva-nos até ao universo das raparigas adolescentes que vivem nas ruas do Cairo. Estas mulheres, crianças ou mães - e por vezes tudo isso ao mesmo tempo - desafiam diariamente os mais variados perigos e preconceitos sociais.
As ruas e os jardins onde dormem são um universo de violência, medo e liberdade. As protagonistas expõem as suas emoções e surpreendemnos tanto pela força de carácter, como pelo sentido de humor. Têm sempre de se proteger dos rapazes que também vivem na rua, dos homens, da polícia, da família, das instituições e ganham pouco o nosso respeito. Apesar de se saberem marginalizadas, tentam viver cada dia como uma festa.


Mulheres traídas (making of) [P]24 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Mulheres traídas (making of) [P]
de Miguel Marques
54´Portugal 2007

Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa: realizadora, escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz cinema amador há mais de vinte anos. "Mulheres Traídas (making of)" é um documentário que acompanha a rodagem do seu mais recente filme, uma história de infidelidade punida, que reflecte os valores morais da autora autodidata. Este documentário pode também ser visto como uma reflexão preocupada sobre as limitações das fantasias amorosas, eróticas e afectivas dentro da cultura (popular) portuguesa.


La petite fille et le chien vont au bal de la reine [P]24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
La petite fille et le chien vont au bal de la reine [P]
de Ana Margarida Fernandes Gil
18´Portugal 2007

"La Petite Fille et le Chien Vont au Bal de la Reine" foi uma "encomenda" da pequena sobrinha da realizadora e uma tentativa de responder à pergunta sobre a razão pela qual a tia queria fazer filmes.


Jardim [P]24 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
23 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jardim [P]
de João Vladimiro
75´Portugal 2007

"Jardim" foi uma encomenda da Fundação Gulbenkian sobre o trabalho do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles nos jardins da instituição. A primeira obra de um jovem autor com grande sensibilidade para captar o mundo inteiro dentro de um microcosmos.


Cuba, An African Odyssey [I]24 Out. 21.00 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Cuba, Une Odyssée Africaine [I]
de Jihan El Tahri
120´França/Reino Unido 2006

Entre 1961 e 1989, o continente africano foi um dos principais palcos da Guerra Fria. As nações africanas que tinham alcançado a independência, ou que lutavam ainda por ela, tiveram que enfrentar não apenas as antigas potências coloniais europeias, mas também as aspirações hegemónicas sobre o continente das duas super-potências: União Soviética e Estados Unidos. Integrando-se no bloco dos "não alinhados", os novos países africanos procuraram assumir o controlo dos seus próprios destinos e garantir a sua independência nacional através de alianças internacionais. Cuba teve um papel de liderança nesse processo, prestando auxílio aos jovens revolucionários africanos como Patrice Lumumba, Amílcar Cabral e Agostinho Neto. Da estadia frustrada de Che Guevara no Congo à batalha de Cuito Cuanavale, "Cuba, Une Odyssée Africaine" tenta compreender melhor a África contemporânea através da história destes internacionalistas que ganharam todas as batalhas, mas que acabaram por perder a guerra.


At the datcha [CI]24 Out. 23.15 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
At the datcha [CI]
de Thierry Paladino
26´Polónia 2006

"At the Datcha" acompanha uma família fe surdos-mudos num fim-de semana passado fora da cidade, na sua "datcha". A felicidade de todos é manifesta e ninguém se parece importar muito com a falta de conforto. Um filme cómico e burlesco que se inspira nas comédias dos primeiros tempos da história do cinema e que vai revelando gradualmente o grande afecto que o realizador sente por esta família.


School Scapes [CI]24 Out. 23.15 - Culturgest (Grande Auditório)
21 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
School Scapes [CI]
de David McDougall
77´Austrália 2007

Inspirado pelo cinema dos irmãos Lumière e pelas ideias do pedagogo indiano Jiddu Krishnamurti, o realizador australiano David MacDougall, nome fundamental do "cinema etnográfico", rodou este filme experimental na Rishi Valley School, no sul da Índia. Fundada por Krishnamurti, a escola é conhecida por aplicar os seus métodos de aprendizagem centrados na observação do mundo. Foi essa mesma premissa que marcou o início do cinema e que mais entusiasmou os primeiros espectadores. "Schoolscapes" tenta recapturar essa frescura da observação do mundo através de uma série de planos dedicados ao acto, tão simples, de olhar o que está à nossa volta.


On Hitler's Highway24 Out. 14.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
On Hitler's Highway
de Lech Kowalski
81´ França/Polónia 2002

"On Hitler's Highway" é um "road-movie" filmado ao longo da estrada construída pelos nazis nos anos trinta para facilitar a invasão da Europa de Leste. Um olhar sobre o passado e o presente da Polónia e sobre as relações entre o Oriente e o Ocidente. Ao longo da estrada, Kowalski filma pessoas que tentam sobreviver como podem: um velho vende cogumelos, algumas crianças lavam os pára-brisas dos carros, prostitutas búlgaras fazem uma pausa para fumar um cigarro, um homem que vende gnomos de jardim recorda com saudade os tempos do comunismo. Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema Documental de Amesterdão em 2003, "On Hitler's Highway" é o segundo tomo da trilogia europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The Boot Factory" e concluída com "East of Paradise" (2005).


American Fugitive: The Truth About Hassan [I]24 Out. 16.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
22 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
American Fugitive: The Truth About Hassan [I]
de Jean-Daniel Lafond
75´ Canadá 2006

Quando "Kandahar", do realizador iraniano Mohsen Makmalbaf, foi apresentado no Festival de Cannes em 2001, alguns jornalistas americanos fizeram uma descoberta surpreendente: o "médico" americano que o filme mostrava era na verdade David Belfield, procurado nos Estados Unidos por homicídio e membro destacado da lista dos homens mais procurados pelo FBI. Em 1980, aparentemente cumprindo ordens dos serviços secretos iranianos, David Belfield assassinou em Washington um agente do Xá envolvido numa conspiração para matar o Ayatollah Khomeini e assim derrubar, com o apoio americano, o novo regime islâmico. Mas a história não é tão simples, pois seguindo o fio das investigações, quem terá pago de forma clara este assassinato são os próprios serviços secretos americanos... Um filme que revela os acordos mais inesperados da política internacional e que conta a surpreendente história de David Belfield, negro americano que adere ao Islão como forma de luta política (muito antes de 2001), e que é claramente utilizado e manipulado, mas não sabe ao certo por quem: por iranianos ou por americanos?


Born to Lose: The Last Rock and Roll Movie24 Out. 18.15 - Culturgest (Pequeno Auditório)
20 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Born to Lose: The Last Rock and Roll Movie
de Lech Kowalski
100´ EUA 2001

Vinte anos depois de "D.O.A.", Lech Kowalski voltou ao punk rock. "Born to Lose" conta-nos a história da vida do seu amigo Johnny Thunders, destacado protagonista da cena punk da Nova Iorque dos anos setenta e oitenta e percursor do som que influenciaria bandas punk de todo mundo. Guitarrista e vocalista, tocou com os New York Dolls, os The Heartbreaker e a solo. Dizia-se que o seu abuso de drogas envergonharia o próprio William Burroughs. Morreu vítima de uma overdose em 1991, em circunstâncias ainda não inteiramente esclarecidas. Uma personagem singular cuja vida ninguém poderia ter retratado melhor do que Kowalski.


The Boot Factory24 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
19 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
The Boot Factory
de Lech Kowalski
87´França/Polónia 2000

"Imagine-se os Sex Pistols a fazerem botas em vez de música", sugere o realizador. Não há provavelmente melhor maneira de descrever este documentário sobre três jovens polacos de um subúrbio de Cracóvia que enfrentam o trabalho numa fábrica de botas como se fizessem parte de uma banda rock. O trabalho mudou a vida destes três antigos presos, toxicodependentes e punks, mas não apagou completamente o seu passado. Kowalski filma a rotina diária destes novos artesãos que cantam canções anarquistas enquanto fazem botas. Primeiro tomo da trilogia europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving", continuada por "On Hitler's Highway" (2002) e "East of Paradise" (2005).


News from Home [DF]24 Out. 22.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
News from Home [DF]
de Chantal Akerman
85´França/Bélgica/RFA 1976

A cidade de Nova Iorque filmada por Chantal Akerman enquanto, em off, a realizadora lê as cartas que a mãe, preocupada, lhe envia da Bélgica.


Three comrades [I]20 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Three comrades [I]
de Masha Novikova
99´Holanda 2006

Ruslan, Ramzan e Islam eram três amigos chechenos que levavam vidas normais na Grozny do início dos anos noventa. Mas o colapso da União Soviética e a luta pela independência da Chechénia mudaram tudo: de um dia para o outro, os três amigos viram-se no meio de um dos conflitos mais violentos das duas últimas décadas. As suas principais preocupações passaram então a ser a protecção das respectivas famílias e a simples sobrevivência numa cidade em ruinas. Ruslan ajudou Ramzan (professional de televisão) a filmar os ataques russos e Islam trabalhou como médico num hospital onde também pôde testemunhar de perto as atrocidades da guerra. A guerra aproximou-os e separouos, levando dois deles para sempre. A partir de entrevistas aos seus familiares e das imagens filmadas por Ramzan, "Three Comrades" reconstitui o modo como a guerra da Chechénia destruiu uma geração.


Umbrella [CI]21 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.30 - Cinema Londres (Sala 1)
Umbrella [CI]
de Du Haibin
100´ China 2007

No passado, a agricultura era a principal actividade económica na China e a mais importante forma de subistência da sua população. Actualmente, a industrialização do país obriga milhares de pessoas a deixar os campos para procurar trabalho nas grandes cidades. "San" ("Umbrella") usa o chapéu de chuva, omnipresente devido ao caprichoso clima chinês, como fio condutor desta investigação sobre o modo como a modernização chinesa se fez à custa das condições de vida dos trabalhadores rurais, ainda maioritários no país, e aumentando cada vez mais o fosso entre ricos e pobres. Prémio da sessão horizontes do Festival de Veneza 2007.


A Father's Music [CI]22 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 18.30 - Cinema Londres (Sala 1)
A Father's Music [CI]
de Igor Heitzmann
105´Alemanha 2007

O célebre maestro titular da Orquestra Filarmónica de Berlim, Otmar Suitner, tinha duas mulheres e duas famílias: uma na zona leste, outra na zona oeste da cidade dividida. Dezasseis anos depois de o muro ter sido derrubado e de ter deixado a orquestra, Suitner continua a ter duas mulheres e duas casas. O seu filho, jovem cineasta chega à conclusão que para perceber a estranha história da sua familia, deve primeiro perceber a relação do seu pai com a música. Além de regressar com o pai aos locais míticos do passado (Bayreuth), o realizador de "A Father's Music" empurra o maestro para um último desafio: conduzir novamente a Filarmónica de Berlim.


Alguna Tristeza [CI]22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Alguna Tristeza [CI]
de Juan Alejandro Ramírez
41´ Peru 2006

"Alguna Tristeza" é uma meditação sobre o Peru e os peruanos. O filme é pontuado pelas imagens dos rostos entristecidos dos jogadores de futebol peruanos que derrotaram a selecção austríaca nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, mas que viram essa vitória histórica escapar-se-lhe dos dedos quando o jogo foi anulado por razões absurdas e que, em última análise, escondiam apenas motivações racistas. Humilhados, os atletas abandonaram a competição recusando submeterem-se a uma repetição da partida. As imagens dos seus rostos são simultaneamente o ponto de partida e o contraponto de um filme que explora o modo como a sociedade peruana parece ter feito da tristeza um traço cultural e um modo de vida.


It's always late for freedom [CI]22 Out. 14.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 21.00 - Cinema Londres (Sala 1)
It's always late for freedom [CI]
de Mehrdad Oskouei
52´Irão 2006

Em "It's Always Late for Freedom", o realizador Mehrdad Oskouei acompanha o quotidiano de três rapazes iranianos detidos num reformatório em Teerão, vítimas dos graves problemas sócio-económicos que a sociedade iraniana enfrenta actualmente. Um retrato comovedor de uma geração amargurada.


Sketches of Frank Gehry [SE]24 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)
Sketches of Frank Gehry [SE]
de Sydney Pollack
83' EUA 2005

Frank Gehry adora desenhar. Assim principia um complexo processo de criação do qual resultaram alguns dos edifícios mais singulares da arquitectura contemporânea dos últimos vinte anos. Partindo dos desenhos originais de Gehry, este documentário do realizador Sidney Pollack, amigo íntimo do arquitecto, permite-nos perceber melhor o modo através do qual estes traços quase abstractos se transformam em edifícios labirínticos (e quase sempre polémicos) de titânio, vidro, cimento e aço.


Praia de Monte Gordo [P]22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Praia de Monte Gordo [P]
de Sofia Trincão e Óscar Clemente
30´Portugal 2006

Na Praia de Monte Gordo, à sombra dos prédios de apartamentos turisticos, persiste o resto de uma comunidade piscatória. Este documentário é uma homenagem comovedora aos pescadores que queimaram os seus antigos barcos por imposição ou incentivo governamental e que, desta forma, perderam parte da sua identidade. O processo de adaptação vivido pela última geração de pescadores é contado por personagens que foram à procura de novos caminhos para as suas vidas... mas nunca longe do mar.


Gentes do mar [P]22 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 14.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Gentes do mar [P]
de Dânia Filipa Ferreira Lucas
33´Portugal 2006

Rodeadas por águas instáveis, mas sempre com fé, as "gentes do mar" lutam pela sobrevivência de cada homem, esperançadas que o dia de amanhã lhes traga mais do seu ganha-pão. Divididos entre a casa e o barco, são maridos e pais ausentes, têm medos, custa-lhes exprimir o que lhes vai na alma. Os olhares atentos e silenciosos definem o mar como uma força misteriosa. Franzem as rugas, observam a proa que sucumbe por entre as majestosas vagas, levantam aos céus as mãos ásperas e calejadas, pedindo protecção a Nossa Senhora.


Encontros [P]26 Out. 16.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 16.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Encontros [P]
de Pierre-Marie Goulet
105´Portugal/França 2006

1957: um grupo de camponeses de Peroguarda, no Alentejo, vai cantar ao Porto. O poeta António Reis, futuro realizador de "Trás-os-Montes", ouve esses cantos. Conquistado, toma o caminho de Peroguarda, com um gravador. 1959: Michel Giacometti, musicólogo de origem corsa, começa uma pesquisa de 30 anos. Não tarda a descobrir Peroguarda. 1965: no Porto, o jovem poeta Manuel António Pina, e outros jovens aspirantes a poetas escolhem António Reis como referência. 1966: O cineasta Paulo Rocha roda a sua segunda longa-metragem ("Mudar de Vida") no Furadouro, situando a história no meio dos pescadores que na infância o haviam fascinado. Estas e outras pessoas fazem parte de uma tribo informal cujos membros se reconhecem quando se encontram.


Jean Paul [I]19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
Jean Paul [I]
de Francesco Uboldi
8´Itália 2006

"Jean Paul" é a história terrível de um homem natural de Baloum, uma aldeia situada na região montanhosa dos Camarões. Vítima de uma doença mental e das superstições da aldeia, Jean Paul foi amarrado a uma árvore e ali abandonado pela sua própria família, sem comida nem água, para morrer.


The Devil Came on Horseback [I]19 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 18.00 - Cinema Londres (Sala 2)
The Devil Came on Horseback [I]
de Annie Sundberg e Ricki Stern
85´EUA 2007

"The Devil Came on Horseback" dá conta da tragédia humanitária do Darfur através das fotografias e o testemunho de Brian Steidle, um antigo observador internacional destacado para o Sudão. Na sua condição de observador, este militar americano pôde visitar locais do país inacessíveis aos jornalistas e sentir na pele o drama das populações vítimas do conflito. Frustrado, Steidle demite-se e regressa aos EUA onde inicia uma campanha para dar a conhecer o que tinha visto, esperando assim poder contribuir para despertar atenção do mundo para o genocídio do Darfur. "The Devil Came on Horseback" é, além disso, um filme sobre a perda da inocência de Steidle que, a pouco e pouco, vai percebendo a profunda indiferença das instituições americanas (em que tinha tanta confiança) e da comunidade internacional face a esta enorme tragédia humana.


Piccolo Lavoro [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Piccolo Lavoro [P]
de António Nuno Júnior
18´Portugal 2006

"Piccolo Lavoro" é uma verdadeira matrioska cinematográfica: um filme sobre o cineasta Pedro Costa montando os extras do DVD do seu filme "Onde Jaz o Teu Sorriso?" - filme que por sua vez é um retrato do casal de cineastas Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet enquanto montavam uma nova versão de "Sicilia!".


Homens que São como Lugares Mal Situados [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Homens que São como Lugares Mal Situados [P]
de João Trabulo
21´Portugal 2007

A partir de textos de Daniel Faria, Marguerite Duras e Serge Daney, "Homens que São como Lugares Mal Situados" toma a forma de um poema visual cujo motivo é a viagem de um homem entre dois continentes.


Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]26 Out. 18.30 - Culturgest (Grande Auditório)
24 Out. 20.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Blind Runner, An Artist Under Surveillance [P]
de Luís Alves de Matos
57´Portugal 2007

"Blind Runner, An Artist Under Surveillance" tem como ponto de partida o trabalho do artista João Louro e as suas preocupações sobre o fluxo e excesso de imagens com que nos confrontamos no mundo contemporâneo. Uma reflexão não só sobre a circulação das imagens, mas também sobre os diversos suportes em que, hoje em dia, as imagens são difundidas. Não estaremos todos sob vigilância? Quem vigia quem?


Ironeaters [CI]21 Out. 20.45 - Culturgest (Pequeno Auditório)
24 Out. 22.30 - Cinema Londres (Sala 2)
Ironeaters [CI]
de Shaheen Dill-Riaz's
85´ Alemanha 2007

Durante a sua infância, o local de brincadeiras preferido do realizador era a praia de areia branca de Chittagong, no Bangladesh. Hoje, a mesma praia é um gigantesco cemitério de navios onde trabalham milhares de pessoas, incluindo alguns dos seus amigos de infância, usando ferramentas improvisadas para retirar dos velhos cascos todos os materiais que ainda possam ter algum valor. A imagem poderosa que nos fica após a visão deste filme é quase infernal, a de centenas de homens-formigas a devorarem gigantescos barcos petroleiros cheios de ferrugem. "Quando tens fome, comes qualquer coisa", diz Karim, um antigo colega de escola de Shaheen, "até ferro." Enquanto os meios de comunicação ocidentais noticiam a destruição do meio ambiente e as perigosas condições de trabalho, para os "comedores de ferro", o mais importante é assegurar a sobrevivência diária.