Prémio para Melhor Curta-Metragem (até 40’)

O vencedor do prémio será pré-nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem. O Doclisboa – Festival Internacional de Cinema foi seleccionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a pré-nomeação de candidatos aos Óscares®, tornando-se no único festival português que faz parte da rede de festivais qualificados pela Academia. Selecção transversal a todas as secções, excepto retrospectivas e Cinema de Urgência. 1000€

Filmes Elegíveis

09 Out — 18:30 / 92’
Cinema Ideal
.........
11 Out — 17:15 / 92’
Culturgest Pequeno Auditório

Almost a Kiss

Camille Degeye
Uma jovem atravessa uma cidade de província sob confinamento e os seus arredores com uma mochila às costas. Chegada ao destino, aguarda-a um estranho protocolo matinal. Rodado em 16mm e com música dos Throbbing Gristle, o filme espelha a dor e a solidão.
Questions and Answers
11 Out — 21:45 / 92’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
15 Out — 22:15 / 92’
Culturgest Pequeno Auditório

No Nation Without Culture

Vladlena Sandu
“Enquanto rodava o meu documentário, Memory, em Abril de 2021, em Grozny, na Chechénia (onde a minha mãe nasceu e eu cresci), senti a influência dos retratos gigantescos de Putin, Kadyrov Sénior e Kadyrov Júnior presentes por toda a cidade. Observavam-me de todo o lado. Paralelamente à produção do filme, [...]
08 Out — 18:30 / 80’
Cinema Ideal

I Give My Heart a Medal for Letting Go of You

Danielle Arbid
“Na minha cabeça, há apenas uns fragmentos… Por vezes, surgem datas, momentos furtivos, imagens invulgares. Faço filmes para os reconstruir e, depois, passo anos inteiros assim, a olhar para os buracos negros na minha história, para ser capaz de os contar. No final, já não sei se o que imaginei [...]

Sun Under Ground

Alex Gerbaulet, Mareike Bernien
Um caminho de cascalho na orla de uma aldeia. Entre campos. Desenhado no mapa de antigas zonas mineiras na Saxónia e Turíngia. Entre 1946 e 1990, a empresa soviética SAG Wismut minou aí urânio para o programa de armas nucleares da URSS. Acima do solo, o socialismo brilha; abaixo, as [...]
07 Out — 19:00 / 70’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
09 Out — 10:30 / 70’
Culturgest Pequeno Auditório

Luana

Maria Simões, Tiago Melo Bento
Em Cabo Polónio, no Uruguai, Luana é uma das poucas crianças de uma comunidade que vive isolada, sem água, luz eléctrica ou acesso fácil. É através do seu olhar que descobrimos um movimento colectivo que experimenta ainda uma utopia social.

May the Earth Become the Sky

Ana Vîjdea
Maria tem 48 anos e está encurralada entre um mundo guiado pelo ascetismo e outro alimentado pela necessidade de restabelecer a ligação com os dois filhos. Planos elaborados e som minimalista dão um vislumbre da sua vida quotidiana, pensamentos e emoções.

A Ilha

Mónica de Miranda
Após 500 anos de presença africana em Portugal, os negros refugiam-se na criação utópica de A Ilha. Um lugar situado no espaço entre a ficção e a realidade, onde se pode reescrever histórias e pensar futuros através das personagens e seus percursos.
12 Out — 15:30 / 88’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

Home, Revised

Inês Pedrosa e Melo
Enquanto tenta fazer um filme que dê sentido a filmes caseiros do seu país natal, Portugal, uma cineasta no início de carreira fala com outros cineastas na esperança de compreender o que é preciso para fazer cinema a partir de imagens de arquivo.
14 Out — 19:00 / 85’
Cinema São Jorge Sala 3
.........
16 Out — 14:15 / 85’
Culturgest Pequeno Auditório

Me and Ma and Everything and Nothing

Sasha Pirker
Noite. Uma lua cheia mostrada num plano longo. Sasha Pirker divide esta miniatura em três movimentos com sons diferentes a acompanhar a imagem escura. “Ma” remete para o conceito japonês de espaço negativo, vazio. Depois de “me e “ma”, vem a “lua” sob a forma sonora de uma faixa musical [...]

The World Mutates

Francis Brou
Os pensamentos de um homem que vive e filma no seu estúdio de imagens e sons, desligado de qualquer ambiente social ou familiar. “Num mundo à procura de sentido, apaixonado por homens de acção, proferindo discursos dirigidos a toda a gente, faço filmes que pugnam pela desvinculação, inacção, perda de [...]
14 Out — 15:30 / 89’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira

No Elements

Barbara Vojtašáková
Diálogo audiovisual entre dois jovens, Michal e Tereza. Quatro anos após a separação, reflectem de forma retrospectiva sobre a sua relação filmando em conjunto. Transformarão observações documentais num filme com uma história?
08 Out — 21:15 / 112’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
10 Out — 16:45 / 112’
Culturgest Pequeno Auditório

Silêncios

César Pedro
Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.
10 Out — 19:00 / 95’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
15 Out — 11:00 / 95’
Cinema São Jorge Sala 3

Ultimate Bliss

Miguel de Jesus
“Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida.” Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.
08 Out — 18:00 / 89’
Cinema São Jorge Sala M. Oliveira
.........
11 Out — 14:15 / 89’
Culturgest Pequeno Auditório

Vexations

Leonardo Mouramateus
O coreógrafo português João Fiadeiro organiza um arquivo com mais de 30 anos que cruza o seu trabalho em dança com a história do estúdio que está prestes a desocupar. Dentro de dias, dançará durante sete horas antes do encerramento definitivo do Atelier RE.AL.
13 Out — 16:30 / 73’
Culturgest Pequeno Auditório
.........
14 Out — 21:45 / 73’
Culturgest Pequeno Auditório

When We Dead Awaken

Tomás Paula Marques
Fabulação experimental sobre a Árvore das Fadas, referida várias vezes no julgamento de Joana d’Arc. Imaginando-a multiplicada no espaço e no tempo, este filme ritualiza este elemento histórico, reapropriando-se dele e tornando-o num símbolo des dissidentes de género julgades pela Inquisição.
09 Out — 16:00 / 91’
Culturgest Pequeno Auditório
.........
11 Out — 14:00 / 91’
Cinema São Jorge Sala 3

I Saw

Vadim Kostrov
Nizhny Tagil, Setembro de 2021. Dois músicos encontram-se para compor a canção Ya Videl. O filme é uma memória, um gesto que, contra todas as expectativas, nos lembra a verdadeira força e beleza da criação artística, uma tentativa órfica de olhar para trás.
Questions and Answers