Verdes Anos

Em 2023, a selecção competitiva Verdes Anos apresentará 19 estreias produzidas em 15 países. Mais uma vez, a secção dedicar-se-á à exibição e debate de cinema criado pelas mãos de jovens realizadores contemporâneos, mas não só. Em colaboração com a Universidade das Artes de Helsínquia, apresentaremos um foco nos trabalhos produzidos no âmbito do programa Time and Space Arts ao longo dos últimos 40 anos.

Verdes Anos - Sessão de Abertura

Projecção Única
22 Out • 16:15 / 77’
Culturgest - Pequeno Auditório

Longing for the World

Jenna Hasse

Depois da estreia de The Protagonist na edição de 2020 do Doclisboa, Jenna Hasse volta ao Festival para abrir a secção Verdes Anos. No calor febril do Verão, três almas…

Verdes Anos 1

Projecção Única
23 Out • 14:00 / 108’
Culturgest - Pequeno Auditório

The Song of the Years to Come

Alexander Cabeza Trigg

Na ilha de La Gomera, crianças imaginam histórias enquanto examinam vestígios arqueológicos. Uma viagem etno-ficcional em que passado e presente coalescem, criando ressonâncias entre a paisagem vulcânica e o silbo, a linguagem assobiada…

Fasolákia

Maximilian Karakatsanis

Uma viagem cinematográfica entre tempos e lugares. Sobre um assim chamado “trabalhador convidado” da Grécia que foi para a Alemanha. Sobre a vida numa pequena aldeia de montanha grega, família e perda…

Onde quer que o Sol esteja

Jeremy Luke Bolatag

Um jovem cineasta filipino passa o Inverno com um naturista em Lisboa. Enquanto os dias sem sol continuam, os dois encontram luz na companhia um do outro.

Romantica

Thomas Elley

Uma colagem absurda e granulosa de esperança e loucura contada por vários grupos de rapazes e homens, todos ligados pelos corpos e tendo em comum grandes expectativas para o resultado…

Verdes Anos 2

Projecção Única
24 Out • 14:00 / 94’
Culturgest - Pequeno Auditório

estrelladistante

Celeste Rojas Mugica

Um mundo desaparece com uma luz ofuscante sobre o território, suficiente para destruir tudo. A noite extingue-se, a terra arde e as criaturas fogem. Recorrendo à memória e a imagens de arquivo,…

Entre Rios

Yohanan Khodr

Re-imaginando Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri (1964), Entre Rios é uma análise introspectiva da viagem de um jovem do Nordeste brasileiro para São Paulo. Um filme em que o tempo e…

Portrait of the King as a Child

Alessandra Lancellotti

Era uma vez um castelo na montanha, com um homem dentro. O homem encheu o castelo com todo o conflito e toda a beleza do mundo. Como resgate do trauma…

Verdes Anos 3

Projecção Única
25 Out • 14:00 / 112’
Culturgest - Pequeno Auditório

Salt Covers All

Joana Moya Blanco

Há 57 tecedeiras a trabalhar na costa do País Basco, uma ocupação tradicional a que dão continuidade como se o tempo tivesse parado. Com as mãos cobertas de sal, tecem…

The Hive

Salah El Amri, Salah El Amri

Homens encarcerados enfrentam as suas experiências. As palavras traçam os caminhos das suas vidas difíceis. O tempo passa, testando a paciência e aguçando a expectativa do fim do confinamento. A…

Avitaminosis

Kateryna Ruzhyna, Kateryna Ruzhyna

O mercado de trabalho durante a pandemia empurra Kateryna a trabalhar numa central telefónica fraudulenta que vende vitaminas e promete sucesso “mágico” aos consumidores. Meses de isolamento, clientes irritados e…

Diário de Um Crime

Pavel Tavares

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, perdi o direito a permanecer na Europa. Nesse mesmo dia, nasceu Diário de um Crime. O que é um documentário (um documento sobre a realidade)…

Verdes Anos 4

Projecção Única
26 Out • 14:00 / 109’
Culturgest - Pequeno Auditório

By Division and Differentiation

Carolina Grilo Santos

Há fronteiras sinuosas nos milímetros de tensão entre o que é visível a olho nu e o que só pode ser visto através da máquina. Cercados por volumes de dados,…

Forever the Land

Martin Per Åhlin

Um filme escrito pelo modelo de aprendizagem de linguagem GPT-3, baseado na arquitectura da rede neurológica, sobre lugares interligados pelos destinos dos deuses.

Sparks

Ève Le Fessant Coussonneau

Tiziano é um menino quase como os outros. Cresce entre as manifestações no Chile, reproduz os acontecimentos com armas de plástico e partilha o sentimento de estar naquele lugar e…

Solaris Mon Amour

Kuba Mikurda, Laura Pawela, djLenar

Inspirado em Solaris, de Stanisław Lem, o filme consiste em excertos de 70 filmes produzidos pelo Estúdio de Cinema Educativo de Łódź nos anos 1960 e nas primeiras adaptações radiofónicas de Solaris.…

Verdes Anos 5

Projecção Única
27 Out • 14:00 / 107’
Culturgest - Pequeno Auditório

Catequese

Carolina Rebelo

A câmara acompanha as sessões de catequese de meninos do 4.º ano da Paróquia de Santo António de Moscavide, que reflectem e aprendem sobre a religião católica. Alguns deles preparam-se…

Passportless Mess

Maja Penčič

Zoran é uma lenda urbana que desaparece sempre antes de o Sol voltar a erguer-se no céu. O filme acompanha todas as versões desta lenda de várias pessoas que o…

Breadcrumb Trail

Katarina Lukec

Os protagonistas do filme, sobretudo oriundos de aldeias sérvias da região de Knin, no interior da Dalmácia, cuja população foi exilada após a operação militar e policial croata Oluja, em 1995,…

Winners Fight

Mukesh Kumaravel

Setembro, Universidade de Paris-Nanterre. Uma centena de alunos não tem colocação no início do ano lectivo. Perante esta situação, decidem fazer ouvir as suas vozes e junta-se-lhes uma união estudantil…

UNIVERSIDADE DAS ARTES DE HELSÍNQUIA

A secção Verdes Anos junta-se à Universidade das Artes de Helsínquia para apresentar um foco nos trabalhos dos seus estudantes. A Academia tem raízes que se estendem até 1848 e formou muitos dos mais reconhecidos artistas finlandeses. Serão exibidos filmes realizados no programa Time and Space Arts, que pretende estimular uma prática artística independente, incentivando o olhar atento e receptivo e promovendo o pensamento crítico.

Verdes Anos – Sessão Especial UNIARTS 1

Projecção Única
25 Out • 11:00 / 62’
Cinema São Jorge - Sala 3

Uma exploração das consequências e limites do desenvolvimento digital. Ice ScreamTelescope e An Island at Sea pensam a paisagem finlandesa. The Time Is Right for…Menu e Nowhere Specific exploram a sobrecarga sensorial da publicidade e dos média. El Centro revisita a nostalgia e a dissociação do presente. Shrouds Have No Pockets viaja entre realidade, sonho e inconsciente numa revisitação pós-cinematográfica de La Jetée, de Chris Marker.

Ice Scream

Elena Näsänen

“Um grito quebra a quietude da paisagem. Continua até os pulmões se esvaziarem. Chove e neva. Continuo. Uma tentativa de separar um momento de outro por meio de um acto…

Telescope

Juha Mäki-Jussila

A paisagem mental da Finlândia em 1996.

An Island at Sea

Okku Nuutilainen

Dois cães correm por uma ilha a ladrar. Uma câmara no mar segue-os. A imagem muda de tamanho e isso cria uma ilusão de distância. Gera-se uma estranha sensação de…

The Time Is Right For…

Marikki Hakola

Colagem vídeo frenética a partir de fragmentos de anúncios de TV e notícias com gritos e fracções de segundo de bandas sonoras a lutar por espaço. Figuras políticas dão lugar…

Menu

Juha Mäki-Jussila

Uma vaca tibetana está a comer uma caixa de cartão chinesa numa auto-estrada nos Himalaias. Mas quais são as consequências?

Nowhere Specific

Appu Jasu

Uma cadela prudente mas curiosa vigia o seu quintal e é atraída para um mundo de aparências onde todos os acontecimentos passados e futuros só existem para um público.

El Centro

Matti Harju

O jovem Anon descobre a raiz digital e binária de tudo durante uma visita de estudo a Nova Iorque. Um vídeo associativo e abstractamente estruturado sobre os limites da comunicação…

Shrouds Have No Pockets

Jaakko Pietiläinen

Numa sequela pós-cinematográfica de La Jetée, de Chris Marker, N. N. faz uma viagem de um dia com o i-Gum [i-Gengiva], um aparelho operado por um telefone inteligente, capaz de…

Verdes Anos – Sessão Especial UNIARTS 2

Projecção Única
26 Out • 11:00 / 66’
Cinema São Jorge - Sala 3

As origens e os caminhos que delas partem. For Full Audience acompanha um grupo de teatro amador. Em Swan Song, uma marionete luta contra o esquecimento. Rondo ilustra a estranheza de um momento de mudança. Em Concealment e And the Worst Thing Is You Do It to Yourself, olhamos o que nos rodeia procurando o interior. Paola revisita a história da sua família em busca das razões que a fizeram emigrar. Em Detached, a noite traz uma nova perspectiva.

For Full Audience

Rosaliina Paavilainen

Täysille katsomoille transporta o espectador para um ensaio de um grupo de teatro amador numa pequena cidade do interior. O filme fala sobre a vida numa cidade pequena através de…

Swan Song

Jani Ruscica

Descrição poética das tradições populares da Sicília, Swan Song é uma despedida de um tempo que já não existe. Uma canção popular, interpretada por velhos sicilianos, desperta memórias e cria…

Rondo

Marja Viitahuhta

As origens e os caminhos que delas partem. For Full Audience acompanha um grupo de teatro amador. Em Swan Song, uma marionete luta contra o esquecimento. Rondo ilustra a estranheza…

Concealment

Sini Pelkki

Retrato de um lugar e de um tempo, ocultando e desvelando, uma personagem no meio de uma natureza fortemente estruturada e mecanizada revela vida a partir de dentro.

Paola: Mommy say something to the camera, mom!

Paola Fernanda Guzmán Figueroa

Paola tenta reconstruir o passado e encontrar as razões para estar longe da terra natal e da família, recorrendo a material de arquivo com memórias da formatura da mãe, uma…

And the Worst Thing Is You Do It to Yourself

Iona Roisin

Enquanto executa actividades domésticas repetitivas, alguém recorda vagamente acontecimentos passados. O filme explora a desconfiança na própria memória quando se abordam temas em relação aos quais há uma suspeita enraizada…

Detached

Anu Pennanen

Quando o tempo parou, não havia nada a fazer. A mulher levantou-se e deambulou pelo apartamento. As coisas continuaram a ser o que eram, com os seus significados, ainda no…

Verdes Anos – Sessão Especial UNIARTS 3

Projecção Única
27 Out • 11:00 / 63’
Cinema São Jorge - Sala 3

A realidade moldada pela expectativa. Em Before Rain e Heavy Snowflakes, sequências quotidianas sucedem-se num suspense crescente. Os personagens de Getting Colder interpretam os seus papéis. As Seen on Television imagina gestos através do diálogo. Easy Rider testa os limites da boa vontade alheia. Anne e Sweethearts transportam-nos à adolescência. 3 jovens falam sobre papéis de género em Boygirl. Uma mulher passa a ferro em Darling, Let Me Hold You!.

Before Rain

Elena Näsänen

Um filme sobre um casal jovem urbano formado por dez sequências que podiam ser retiradas do dia-a-dia. O suspense impera. Aconteceu ou está prestes a acontecer algo. Cada personagem só…

Heavy Snowflakes

Anu Pennanen

Um casal idoso aproxima-se da câmara numa estrada rural nevada, iluminada pelos faróis dianteiros de um carro. Os carros vão e vêm. Os faróis que passam revelam os rostos do…

Getting Colder

Inna Aarniala, Tiina Kaukanen, Marjatta Oja, Marianna Uutinen

Os artistas-personagens do filme colocam-se a contragosto em papéis que crêem que os outros esperam deles.

As Seen on Television

Denise Ziegler

Filme sobre a capacidade de usar a imaginação.

Anne

Jenni Toikka

Uma rapariga vem para os vestiários e tapa a divisão com as cortinas para mudar de roupa. O fato de banho parece demasiado grande e é difícil fazer um nó…

Sweethearts

Heta Kuchka

Uma rapariga conversa com o público, contando-nos todos os seus segredos, todas as histórias sobre rapazes na vida dela. Tratando-nos como se fôssemos os melhores amigos dela.

Easy Rider

Pilvi Takala

Um jovem, num eléctrico, pede um pouco demais a um desconhecido.

Boygirl

Aurora Reinhard

Filme baseado em entrevistas a três jovens que dizem o que pensam sobre a sua aparência, género e lugar na sociedade.

Darling, Let Me Hold You!

Heta Kuchka

Neste filme cómico, uma mulher jovem passa a ferro a camisa de um homem e acaricia um gatinho.