CINCO PERSONALIDADES DE RENOME NO JÚRI DO ARCHÉ

Julien Rejl, Lina González, Narimane Mari, Paula Astorga e André Guiomar são os membros do júri deste ano do laboratório de desenvolvimento de projectos Apordoc, Arché, que decorrerá entre 19 e 25 de Outubro durante o Nebulae, o programa dedicado à indústria do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema (19-29 de Outubro).

Julien Rejl (França) é o director artístico da Quinzena dos Cineastas de Cannes, tendo também coordenado vários livros de cinema e trabalhado como produtor, distribuidor e agente de vendas na produtora francesa Capricci durante mais de uma década. Lina González (Colômbia), co-produziu o filme póstumo de Luis Ospina e Jerónimo Atehortúa Arteaga, Mudos testigos, que terá uma sessão especial no Doclisboa’23 e publicou recentemente Un cine de papel, uma compilação de guiões e escritos sobre cinema. Narimane Mari (Argélia) é produtora e realizadora, autora de filmes que foram exibidos em retrospectivas no Gabès (Tunísia), no Museu Reina Sofía (Madrid) e no MoMA (Nova Iorque). Paula Astorga (México) é produtora, directora executiva e fundadora do seminário FICUNAM – The Audience of the Future e responsável pelos estudos do Open Doors: Producer’s Lab do Festival de Cinema de Locarno. André Guiomar (Portugal) é sócio-fundador da produtora Olhar de Ulisses, tendo realizado vários filmes, entre eles Espinho (Quinzena dos Cineastas).

Os prémios do júri Arché distinguirão os melhores projectos, tanto em fase de pós-produção como em fase de desenvolvimento, com prémios monetários e outros.

O programa dedicado à indústria Nebulae acolherá também o anúncio dos beneficiários do programa anual de residências Joaquin Jordà, destinado a cineastas e artistas que trabalham na área do ensaio cinematográfico, do cinema experimental e do cinema de não-ficção. Este programa conta com o apoio do Museu Reina Sofia, do FIDMarseille e do Doclisboa.

No dia 21 de Outubro terá lugar uma sessão de pitching exclusiva para profissionais de cinema com acreditação Nebulae. Nos dias seguintes, os participantes irão trabalhar com tutores e participarão numa série de reuniões com profissionais de cinema para fomentar novas oportunidades de negócio. O país convidado para a edição de 2024 será também anunciado no encerramento do programa deste ano.

 

SOBRE O JÚRI ARCHÉ

André Guiomar
Mestre em Cinema e Audiovisual e licenciado em Som e Imagem pela Universidade Católica. É sócio-fundador da Olhar de Ulisses e produziu vários filmes que estrearam em festivais internacionais, foram lançados comercialmente e vendidos para emissoras e serviços de VoD. Realizou Espinho (Quinzena dos Cineastas), A Nossa Terra, o Nosso Altar (Sheffield DocFest, ZINEBI, Porto/Post/Doc) e Pele de Luz (Doclisboa), entre outros.

Julien Rejl
Julien estudou Cinema, Filosofia, Psicanálise e Gestão. Depois, durante uma década, teve a oportunidade de distribuir filmes relevantes de Hong Sang-soo, Wang Bing, Tsai Ming-Liang e Albert Serra na Capricci, uma pequena empresa cinematográfica e editorial. Também coordenou vários livros de cinema: colecções de críticas, entrevistas com cineastas, etc. No ano passado, embarcou numa nova aventura como director artístico da Quinzena dos Cineastas de Cannes.

Lina González
Nasceu  em Bogotá, Colômbia, em 1975, onde vive e trabalha. O seu trabalho híbrido inclui instalação, instalação vídeo, escultura e uma variedade de outras disciplinas. Trabalhou com câmara, como editora e produtora em filmes de Luis Ospina, co-produziu o seu filme póstumo Mudos testigos em 2023 e é actualmente a responsável pela sua obra cinematográfica e literária. Publicou recentemente Un cine de papel, uma compilação de guiões e escritos sobre cinema.

Narimane Mari
Produtora e realizadora. Os filmes que produziu apresentam uma visão do mundo que exprime a surrealidade da história contemporânea. Foram exibidos em numerosos festivais, onde ganharam muitos prémios. Em 2023, os seus próprios filmes foram exibidos em retrospectivas em Gabès (Tunísia), no Museu Reina Sofía (Madrid) e no MoMA (Nova Iorque), depois de terem sido seleccionados e premiados em grandes festivais: FIDMarseille, Locarno, Londres, Toronto e Beaubourg.

Paula Astorga
Produtora e realizadora mexicana. Desde Agosto de 2022, Astorga é chefe de estudos na Open Doors: Producer’s Lab do Festival de Cinema de Locarno. É consultora e assessora de projectos audiovisuais, especialmente em desenvolvimento e exibição. Actualmente, ensina escrita e desenvolvimento de projectos na Universidade para o Desenvolvimento em Santiago do Chile. É directora executiva e fundadora do seminário FICUNAM – The Audience of the Future.

 

PRÉMIOS ARCHÉ

  • Prémio para Melhor Projeto de Longa-Metragem em Fase de Montagem ou Primeiro Corte
    5 000€
  • Prémio para Melhor Projeto em Fase de Escrita ou Desenvolvimento
  • Residência artística de 15 a 30 dias nos espaços Selina em Portugal através do Artist Nomad Passport
  • Prémio Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa Prémio Especial do Júri Arché para um Projeto em Fase de Escrita ou Desenvolvimento
    2000€