Jonás Trueba (Foto: Pablo Hoyos) (2026)

Mostra Espanha: Jonás Trueba no Doclisboa

Acontecerá este fim-de-semana o foco da secção Heart Beat que reúne três filmes de Jonás Trueba e pai, Fernando Trueba, num programa que conta com o apoio da Mostra Espanha e da Embaixada de Espanha em Portugal.

De Jonás Trueba será possível assistir, numa sessão conjunta a Vistillas (2026) e Los ilusos 13 + 13 (2026), no Cinema São Jorge, 24 de Outubro, às 16h30. O primeiro surge por ocasião da retrospectiva de Jonás Trueba no Centre Pompidou, em 2026, onde o cineasta madrileno foi convidado a realizar um filme para a colecção Où en êtes-vous? [Onde está?], lançada em 2014 com o objectivo de convidar cineastas a reflectir cinematograficamente sobre o seu trabalho.

Já no segundo, poderemos assistir ao tempo livre de alguns cineastas no período que não estão a fazer filmes. O “13 + 13” do título refere-se ao lançamento, em 2013, de Los ilusos, uma versão a preto e branco, mais os treze anos que se passaram até 2026, quando surgiu esta nova versão a cores: “Sentimo-nos tentados a confrontar as duas versões, mas decidimos que podiam coexistir e complementar-se e o resultado é um filme que nos parece mais justo”, explica o realizador.

Sobre a versão de 2013, o realizador admite a inspiração no livro Todo sigue tranquilo, de Chusé Izuel, publicado em 1994 e reeditado em 2021 pela Caballo de Troya e editado por Trueba: “E devorei-o. Impressionou-me imenso. Por isso, Los ilusos  foi muito influenciado pela leitura desse livro.”

Los ilusos 13 + 13 (2026)

Esta Mostra surge com ainda com o objectivo de colocar este em diálogo o trabalho de Jonás Trueba com a segunda longa-metragem do seu pai Fernando Trueba, Chicho o mientras el cuerpo aguante (una comedia didáctica), aproximando duas gerações do cinema.

O filme de 1982 retrata o compositor e filósofo antifranquista Chicho Sánchez Ferlosio, agora recuperado numa versão restaurada pela ECAM, a partir do negativo original de 16mm, sob a supervisão de Javier Mosqueda.

Chicho, filho do escritor falangista Rafael Sánchez Mazas, que se dedicou a escrever canções de resistência contra Franco, aparece já afastado da vida política e social, no seu quotidiano e nas suas reflexões, ao lado da companheira Rosa. Fernando Trueba acompanha as suas conversas, canções e digressões – mais do que construir uma biografia, procurou fazer um filme com o autor de Gallo negro, gallo rojo, deixando espaço à sua liberdade de pensamento e às suas maneiras de estar no mundo, cruzando diário e a ficção, a música e a palavra.

O filme será exibido dia 25 de Outubro, às 15h30 no Cinema São Jorge – uma oportunidade única a não perder no último dia do festival.

Chicho o mientras el cuerpo aguante (una comedia didáctica) (1982)

A ideia do filme nasceu em Julho de 1981, quando Fernando Trueba e Óscar Ladoire procuraram Chicho Sánchez Ferlosio para que interpretasse uma canção num filme que Ladoire preparava. O encontro transformou-se numa sessão de cerca de vinte canções, registadas por uma câmara de vídeo, e despertou em Trueba o desejo de lhe dedicar um filme. Antes da rodagem, propôs-lhe um pacto: “Ficaremos amigos durante a rodagem. Ou não. Mas não antes”. Chicho aceitou: “Então vamos e não falemos mais”.

O regresso do filme foi também uma história de redescoberta. Durante anos, Fernando Trueba não havia tentado o seu restauro, acreditando que a cópia original se pudesse ter extraviado. Foi só após sugerir a Javier Mosqueda, do projecto ECAM Rescata, que procurassem os negativos pelo nome original, “Chicho”, que foi possível localizar os materiais na Filmoteca Española. Dentro de uma lata de 35 mm encontravam-se as pequenas bobinas do negativo original de 16 mm. A partir delas, a equipa do projecto ECAM Rescata, recuperou a imagem e o formato originais, respeitando o grão, a cor e a textura sonora da época. Quarenta e quatro anos depois da estreia, a restauração devolve à circulação uma obra que a Los Ilusos Films, de Jonás Trueba, leva agora a novos espectadores.

Um momento com Jonás Trueba de entrada gratuita

No dia 24 de Outubro, às 14h no Cinema de São Jorge, será ainda possível assistir à sessão À conversa  com Jonás Trueba, onde o realizador falará sobre os seus percursos e processos de criação a partir da segunda longas-metragem: Los ilusos 13 + 13.

A sessão será conduzida em espanhol, sem tradução, por Cecilia Barrionuevo, co-directora de programação do Doclisboa e programadora do Film at Lincoln Center.

Com o apoio da Mostra Espanha e da Embaixada de Espanha em Portugal.

Notícias Relacionadas

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.