“The Case Against Space” e “Some of You Fucked Eva” vencem Prémio Doc Alliance 2026

The Case Against Space

Os vencedores do Prémio Doc Alliance 2026 foram anunciados hoje durante o almoço do Doc Day, realizado no Marché du Film, em Cannes, com a presença do Doclisboa.

O Prémio Doc Alliance para Melhor Longa-Metragem, no valor de 5.000 euros, foi atribuído a The Case Against Space (Reino Unido/França), de Graeme Arnfield. No filme, Arnfield reconstrói a primeira greve espacial do mundo, em 1973 — com base em transcrições das comunicações com o centro de controlo na Terra — e traça um retrato iconoclasta do astronauta como trabalhador sobrecarregado.

“Embora se baseie no trabalho anterior do cineasta com imagens de arquivo, este filme representa um passo numa nova direção igualmente intransigente. Formalmente ousado, aposta numa estética low-fi claustrofóbica que coloca em primeiro plano os testemunhos humanos”, elogiou o júri.

O Prémio Doc Alliance para Melhor Curta-Metragem, dotado de 3.000 euros, foi para Some of You Fucked Eva (França), de Lilith Grasmug — a história de uma cheerleader típica e do panorama social e cultural de uma escola secundária americana, contada através de uma montagem de arquivos visuais recolhidos do YouTube.

“Todas as imagens provêm de arquivos pré-existentes retirados da Internet e são habilmente distorcidas e reorganizadas para criar uma atmosfera impregnada de angústia adolescente. O filme evoca convenções cinematográficas que vão desde os filmes de liceu até David Lynch e consegue construir uma história cativante e envolvente”, afirmou o júri.

Some of You Fucked Eva

Além disso, a longa-metragem Fantasy (França), de Isabel Pagliai, recebeu uma Menção Especial do júri, em reconhecimento da “capacidade única da realizadora para criar imagens inéditas e inesquecíveis”. O filme integrou a Competição Internacional da edição de 2025 do Doclisboa, onde venceu o Prémio Médicos Sem Fronteiras – Portugal para Melhor Realização da Competição Internacional.

O júri deste ano reuniu Wouter Jansen (CEO da Square Eyes), Maria Palacios Cruz (diretora do Open City Documentary Festival) e o crítico de cinema, cineasta e produtor Mark Peranson.

Uma selecção de mais de 30 filmes anteriormente nomeados para o Prémio Doc Alliance está disponível para visualização em streaming em todo o mundo na DAFilms.

A rede Doc Alliance de festivais apoia os talentos emergentes do cinema documental europeu. Cada um dos sete festivais membros — Doclisboa, CPH:DOX, DOK Leipzig, FIDMarseille, Ji.hlava IDFF, Millennium Docs Against Gravity FF e Visions du Réel —, bem como o festival convidado Golden Apricot Yerevan International Film Festival, nomeou um documentário de curta-metragem e um de longa-metragem dos seus programas recentes. Cada festival apresentará, na sua próxima edição, pelo menos três filmes da selecção do Prémio Doc Alliance.

Fantasy

Declarações completas do júri:

Melhor Longa-Metragem

“O Prémio Doc Alliance vai para um filme que combina uma pesquisa exaustiva com uma interpretação especulativa. Embora se inspire no trabalho anterior do cineasta com imagens de arquivo, este filme representa um passo numa nova direção igualmente intransigente. Formalmente ousado, aposta numa estética low-fi claustrofóbica que coloca em primeiro plano os testemunhos humanos.”

Melhor Curta-Metragem

“Decidimos premiar um filme em que uma personagem recorda um momento de histeria coletiva no seu liceu. Todas as imagens provêm de arquivos pré-existentes retirados da Internet e são habilmente distorcidas e reorganizadas para criar uma atmosfera impregnada de angústia adolescente. O filme evoca convenções cinematográficas que vão desde filmes sobre o liceu até David Lynch e consegue construir uma história cativante e envolvente.”

Menção Especial

“Um retrato documental não convencional, mas focado, que mergulha o espectador numa realidade literalmente sombria e psicologicamente perturbadora, guiado por um realizador com a capacidade única de criar imagens inesquecíveis.”

Mais informações sobre o Prémio Doc Alliance: docalliance.org
Mais informações sobre o festival convidado de 2026: Golden Apricot IFF

Subscreve a nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades do festival, junte-se à nossa newsletter.

Feito! Enviamos-lhe um e-mail.
Uh-oh! Alguma coisa não funcionou. Tente novamente.