O Festival Internacional de Cinema Documental de Navarra fará parte, durante um ano, da associação dos principais festivais europeus de documentário
O festival convidado da Doc Alliance, rede de festivais da qual o Doclisboa faz parte, é este ano o Punto de Vista, Festival Internacional de Cinema Documental de Navarra. No encontro regular da Doc Alliance, realizada em Dezembro passado, os sete festivais participantes agradeceram ao festival convidado de 2024, Docudays UA (Ucrânia), pela colaboração e participação, dando as boas-vindas ao Punto de Vista.
Como festival convidado da Doc Alliance, o Punto de Vista participará em eventos e reuniões conjuntas com o objectivo de fomentar a partilha de experiências e o debate de ideias sobre temas tão diversos quanto metodologias de ensino, apoio a novos talentos, programação XR, programação inclusiva e sustentabilidade. O festival nomeará também uma curta e uma longa-metragem para o Prémio Doc Alliance, fazendo também parte da selecção do júri deste ano.
A 28 de Fevereiro, o Punto de Vista exibirá o filme vencedor do Prémio Doc Alliance 2024, The Landscape and the Fury, de Nicole Vögele, como parte da sua programação (24 de Fevereiro a 1 de Março, Pamplona) e acolherá também duas apresentações da Doc Alliance.
A Doc Alliance junta os festivais Doclisboa , CPH: DOX (Dinamarca), DOK Leipzig (Alemanha), Ji.hlava (Chéquia), FIDMarseille (França), Visions du Réel (Suíça) e Millennium Docs Against Gravity (Polónia), e tem como objectivo fazer avançar o género documental, apoiar a sua diversidade e promover – em permanência – filmes documentais criativos, inovadores e originais.
Esta rede profissional e artística de festivais tem vindo a reunir informações sobre os festivais que a compõem, no âmbito de um projecto de investigação a longo prazo. Dois desses estudos serão agora apresentados: a 27 de Fevereiro, o FIDMarseille analisará as estratégias dos festivais para apoiar novos talentos; e a 28 de Fevereiro, o Millennium Docs Against Gravity FF apresentará uma visão global das suas metodologias de ensino. Uma delegação de representantes da Doc Alliance integrará ainda um programa de encontros individuais com cineastas espanhóis.
O Punto de Vista é um evento anual que apresenta as mais recentes tendências no campo do cinema documental. Os princípios artísticos e os valores éticos de Jean Vigo têm sido a principal inspiração do festival desde a sua primeira edição em 2005. Promovido pelo Departamento de Cultura, Desporto e Turismo do Governo de Navarra e organizado pela NICDO, o festival realiza-se anualmente na cidade de Pamplona. O programa completo para a edição deste ano pode ser consultado em puntodevistafestival.com.
Os filmes pré-selecionados para o Prémio Doc Alliance 2025 serão anunciados no início de Maio e os vencedores apresentados no Cannes Docs (Marché du Film, 13 a 21 de Maio).
A Doc Alliance convida todos os festivais europeus de cinema documental a candidatarem-se como festival convidado para 2026. Os formulários de candidatura estão disponíveis aqui.
Para receber os comunicados de imprensa da Doc Alliance, basta enviar um e-mail para press@docalliance.org