“O amor, assim como o cinema, não pode existir na ausência de risco”, disse a realizadora Elisabeth Perceval. Apresentamos, nesta secção, a vertigem de um cinema que arrisca, questiona as suas fronteiras e relaciona a sua história com o seu futuro. Os realizadores convidados são Éric Baudelaire e Ana Carolina. A vida é inundada pelo cinema na trilogia de Sasaki Yusuke. Žilnik, alvo de uma retrospectiva em 2015, apresenta filmes outrora considerados perdidos. Investiga-se o labor de um cineasta com Patricia Mazuy e Laurent Achard e fazemos uma visita rara ao cinema de Mikko Niskanen. Para além de programas temáticos, apresentamos os últimos filmes de James Benning, Philip Scheffner e Michael Pilz. Pensa-se a vida e o trabalho com Ruy Guerra. E fantasiam-se utopias com The Dream and the Radio.
REALIZADORA CONVIDADA ANA CAROLINA
Ana Carolina Teixeira Soares, também conhecida como Ana Carolina, é uma das autoras mais marcantes do cinema brasileiro com uma filmografia diversa e acutilante entre a ficção e o documentário. O Doclisboa apresenta o seu último filme, Paixões Recorrentes, e a sua primeira longa-metragem, Getúlio Vargas. Com quase 50 anos de diferença, os dois filmes dissecam a sua contemporaneidade, traçando uma linha crítica entre o passado e o presente do Brasil.
Paixões Recorrentes
Getúlio Vargas
REALIZADOR CONVIDADO ÉRIC BAUDELAIRE
Cientista político qualificado e assíduo do Doclisboa desde que a sua primeira longa ganhou o Prémio Especial do Júri em 2012, a prática deste cineasta e artista baseia-se na investigação e emprega política e poética para confrontar as estruturas de poder e relações do mundo através de um cinema que explora a – e é criado na – intersecção da realidade com a sua documentação. Baudelaire apresenta os seus dois últimos filmes e uma obra de Louis Malle.
A Flower in the Mouth
When There Is no More Music to Write, and Other Roman Stories
A Human Condition
OS FILMES DESAPARECIDOS DE ŽELIMIR ŽILNIK
Em 2015, o Doclisboa organizou a primeira retrospectiva integral de Želimir Žilnik, figura chave da Vaga Negra jugoslava. Estas quatro curtas-metragens, feitas entre 1973 e 1975 na Alemanha Ocidental, foram consideradas perdidas e, como tal, não exibidas. Deu-se o milagre: foram recentemente descobertas tal como o material da sua segunda longa, Freedom or Cartoons. Journal About Želimir Žilnik acompanha os esforços para acabar o filme cinquenta anos depois.
Os Filmes desaparecidos de Želimir Žilnik
Em 2015, o Doclisboa organizou a primeira retrospectiva integral de Želimir Žilnik, figura chave da Vaga Negra jugoslava. Estas quatro curtas-metragens, feitas entre 1973 e 1975 na Alemanha Ocidental, foram consideradas perdidas e, como tal, não exibidas. Deu-se o milagre: foram recentemente descobertas tal como o material da sua segunda longa, Sloboda ili strip. Journal About Želimir Žilnik acompanha os esforços para acabar o filme cinquenta anos depois.
Request
House Orders
Farewell
Under the Protection of the State
Journal About Želimir Žilnik
AUSÊNCIAS, PERSISTÊNCIAS E APARIÇÕES
A humanidade molda-se em torno de duas noções, a permanência e o fluxo. Na permanência avassaladora há sempre algo que flui e no fluxo inevitável há sempre algo que permanece. É nessa ruptura no tempo e no espaço que surgem os fantasmas, que são mudanças desconhecidas, segredos em aberto pelos quais se escapam as histórias. Filmes que se questionam sobre o que fica e o que desaparece, o que se lembra e o que se esquece, o que se procura e o que se encontra.
Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois
When We Dead Awaken é uma fabulação sobre a Árvore das Fadas, referida no julgamento de Joana d’Arc. O filme ritualiza este elemento histórico, reapropriando-se dele. Em Waves, a história de várias mulheres, de rockeiras alternativas a ecologistas radicais, narra uma subversão e resistência feministas, inventando formas novas de relação e mesmo de organização social.
When We Dead Awaken
Waves
Eventide usa coreografia para explorar paisagem, relações comunitárias, busca solitária, resistência física e o jogo de luz em movimento na escuridão. Song for the Buried City, leva-nos à Selva de Calais após a sua destruição. Uma homenagem ao heroísmo das populações deslocadas, expulsas de locais em guerra devastados pela violência de fogos.
Eventide
Song for the Buried City
Em Manhã de Domingo, uma jovem pianista vai dar o seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com a mãe falecida desestabiliza-lhe a cabeça e o coração. A Woman Escapes conta a história de Audrey, que faz o luto de uma amiga recém-falecida. Começa, então, uma correspondência em vídeo com dois cineastas, o que dá início a um processo curativo.
Manhã de Domingo
A Woman Escapes
LAURENT ACHARD + PATRICIA MAZUY
Outrora montadora de Agnès Varda, Patricia Mazuy é agora uma mestre singular do cinema contemporâneo que faz filmes de género com uma arte e inteligência únicas. Em Before Saturn, Laurent Achard acompanha-a na fase de preparação do novo thriller, Saturn Bowling. Mazuy encena o bowling clandestino, palco principal de luta entre dois irmãos no mundo da noite. Como imaginar o universo inteiro e, depois, fazer um filme a partir disso?
Patricia Mazuy: Before Saturn
Saturn Bowling
TENTATIVA E ERRO – FABRICAÇÕES DO PRESENTE
Abarcar o nosso tempo é um contínuo processo de tentativa e erro. Há uma nova série infantil. É uma adaptação d’A Metamorfose de Kafka e a imagética colorida é tão exagerada que a noção de infância está grotescamente desconexa. No YouTube, há um humorista a tentar brincar com a guerra e o som das raves e dos furacões que abalam a Terra também lá está. São muitas as vozes que tentam explicar o mundo – os narradores proliferam e as narrativas também.
Kafka for Kids
A dificuldade de explicar os grandes acontecimentos é inevitável, mas tentamos. Os dois filmes que compõem esta sessão partem desse desafio e constroem teias de possibilidades. Seja a Primavera Árabe, o Black Lives Matter, as explosões de Beirute em Congress of Idling Persons ou o vertiginoso fluxo de informação em Can Someone Meet Me in Dark Alley?.
Congress of Idling Persons
Can Someone Meet Me in Dark Alley?
Uma televisão cai de uma escadaria em Light Is Waiting e entramos numa fantasmagoria digital. Em One Minute to Zero, altíssimos decibéis fazem mover corpos, a Terra e sistemas de som. É nesse universo de sons ensurdecedores que conhecemos Alexey Suhanok, um comediante bielorrusso, que vive o horror da guerra tentando fazer piadas sobre o assunto.
Light Is Waiting
One Minute to Zero
Jokes About War
FÁBULAS ÍNTIMAS
Três odes a uma arte solitária que transformam a nossa casa numa fábrica de sonhos e imaginação. Em Me and Ma and Everything and Nothing, Sasha Pirker reflecte sobre o conceito de espaço negativo, acompanhando a Lua com vários sons. Fatima, de Bruno Sukrow, é um conto de fadas sobre a bailarina e os seus raptores. Francis Brou, em The World Mutates, partilha os pensamentos de um homem que vive no seu estúdio, desligado de qualquer ambiente social.
FÁBULAS ÍNTIMAS
Três odes a uma arte solitária que transformam a nossa casa numa fábrica de sonhos e imaginação. Em Me and Ma and Everything and Nothing, Sasha Pirker reflecte sobre o conceito de espaço negativo, acompanhando a Lua com vários sons. Fatima, de Bruno Sukrow, é um conto de fadas sobre a bailarina e os seus raptores. Francis Brou, em The World Mutates, partilha os pensamentos de um homem que vive no seu estúdio, desligado de qualquer ambiente social.
Me and Ma and Everything and Nothing
Fatima
The World Mutates
A IMAGINAÇÃO DO DESEJO
O desejo habita o paradoxo da ficção por ser sobretudo imaginado, uma projecção em algo ou alguém. É projectado sobre imagens, filmes, livros ou até em alguém que apenas vislumbramos na escuridão. Este programa assenta em filmes que exploram a maneira como o erotismo e a sexualidade foram representados no cinema e na literatura, mas é também uma meditação sobre a forma como a fantasia erótica se situa na fronteira esbatida entre ficção e realidade.
That's how Broken Flesh Was Made
MUTZENBACHER
Outrora, o campo em redor de Roma estava cheio de pirilampos, que em italiano se chamam Lucciole. Hoje, a luz, à noite, vem de pretendentes à procura de trabalhadoras do sexo. Queen Kong vive nos sonhos dos homens e um tem a sorte de a encontrar. Um filme pornográfico que reflecte sobre a história do erótico no cinema. Em Soft Fiction, várias mulheres contam as suas histórias de sensualidade e poder. Três meditações sobre fantasia, desejo e ficção.
Fireflies
Queen Kong
Soft Fiction
Eight Deadly Shots
Eight Deadly Shots, filmado por Mikko Niskanen em 1972, é considerado por muitos (incluindo Aki Kaurismäki) o melhor filme finlandês de sempre. Graças aos esforços de Peter von Bagh e Martin Scorsese, pode ser finalmente visto fora do seu país de origem. The Story of Mikko Niskanen é um trabalho de amor e de muitos anos do próprio von Bagh, “um homem da Renascença”, que perscruta a alma do realizador e as suas obras com grande intensidade e ardor.
Eight Deadly Shots
The Story of Mikko Niskanen
TRILOGIA CINEPHILIA NOW
Sasaki Yusuke muda-se para Tottori, a província com menor população do Japão. Sabendo haver apenas três salas de cinema em toda a região, inicia uma busca por aqueles que adoram ver cinema. Nesta jornada emocionante, são surpreendentemente muitos os grupos e organizações com que se cruza e que nos contam as formas como as suas noções de comunidade se fortalecem numa profunda relação com o ver cinema colectivamente. O cinema está vivo e a cinefilia também.