Corpo de trabalho: podemos tornar isto melhor para nós?

Durante os dois anos de pandemia, para manter os projectos em funcionamento, foi fundamental diminuir o ritmo de crescimento e incrementar medidas de reorganização: digitalização rápida, reestruturação de equipas e reorganização da comunicação. Isso aumentou os níveis de tensão de todos os que trabalham no sector cultural e a exigência de actualização não pára. Como fazê-lo, evitando o esgotamento? Enquanto grupo, estaremos a exigir demasiado de cada um de nós? Haverá formas mais saudáveis de dar conta do recado que alguns estão a implementar e podem partilhar?

Em parceria com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
Sessão conduzida em inglês, sem tradução.
Entrada livre.

23 Out • 17:00 / 90’
Culturgest - Fórum Debates

Nebulae

Oradores

Coline Grando

Mestre em realização pelo Instituto das Artes de Difusão (Bruxelas) com o filme de final de curso Les Saisons. A sua primeira longa-metragem documental, Man’s Place, foi produzida pelo Centro Vídeo de Bruxelas (CVB). Em 2019, continua a explorar temas semelhantes com Les Mains des femmes, encomendada pela Federação laica de Centros de Planeamento Familiar e o CVB. O filme seguinte, The Liberated Broom, questiona a auto-gestão e as condições de trabalho.

(Bélgica) Le Balai libéré, écoutez cette histoire que l’on m’a racontée

Kateryna Ruzhyna

Nascida na Ucrânia, mudou-se para Praga em 2013, onde se licenciou em história da arte na Universidade Carolina de Praga e estudou teoria da arte na Academia de Artes, Arquitectura e Design. Em 2020, começou a participar em rodagens como cenógrafa e figurinista. O seu interesse pelo documentário levou-a a trabalhar para a produtora ucraniana Minimal Movie e, depois, para a oficina dok.incubator como directora de produção.

(Ucrânia) Авитаминоз

Natan Castay

Jovem realizador nascido em Bruxelas. Estudou cinema no Instituto das Artes de Difusão (Bélgica) e interessa-se tanto po ficção como por documentário.

(Bélgica) En attendant les robots

Veljko Vidak

Licenciado em pintura pela Academia de Belas Artes de Zagreb, foi bolseiro na Cidade Internacional das Artes, em Paris, e passou algum tempo em Berlim, onde se voltou para o vídeo, trabalhando sobre temas históricos e o subconsciente. Expõe regularmente em França e as suas obras viajaram pelo mundo. Ao voltar para Paris, decidiu aprofundar o seu conhecimento sobre técnicas cinematográficas e começou um mestrado sobre realização de cinema.

(Croácia) Cinéma Laika

Moderação

Joana Gomes Cardoso