O programa Nebulae propõe um espaço de reflexão em torno do cinema contemporâneo e seu estímulo por meio de uma curadoria de projectos e iniciativas em diálogo com filmes da programação e instituições de referência no apoio ao desenvolvimento, circulação e preservação de obras cinematográficas.
Este ano, os países convidados são a Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo. Apresentamos 11 projectos oriundos destes países a profissionais do sector, em sessões restringidas a convidados e em reuniões individuais, num programa realizado em parceria com a Flanders Image, Wallonie Bruxelles Images, SEE NL e Film Fund Luxembourg.
Pela primeira vez, o Nebulae apresenta o Viewpoint, uma mostra de seis projectos portugueses em fase de montagem, com o objectivo de reforçar a visibilidade do cinema português e estimular novas colaborações.
O Arché, laboratório de desenvolvimento e investigação criativa, acompanha 15 projectos ibero-americanos através de mentorias, apoiando o processo de desenvolvimento e crítica e criando um espaço de experimentação e diálogo entre cineastas e críticos emergentes.
Em colaboração com o UnionDocs – Center for Documentary Art, o Seminário de Realização propõe quatro dias intensivos de formação e análise de filmes, dirigidos a estudantes e profissionais do sector que desejam aprofundar práticas inovadoras e explorar novas linguagens do cinema documental.
O Nebulae inclui ainda o Jumpgate, três dias de encontros entre produtores europeus para incentivar a troca de experiências e parcerias transnacionais, com o apoio do Goethe-Institut e do Institut français du Portugal.
As Constelações regressam com debates abertos ao público, constituindo um espaço de reflexão e crítica que promove o diálogo e a partilha de práticas em torno do cinema.
É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas a todos ao Nebulae 2025.
Marina Thomé
Direcção de Indústria e Desenvolvimento