Abertura de Inscrições para a 8ª edição do Arché

O Doclisboa e o Nebulae, o espaço de networking do festival, voltam a acolher o Arché – Espaço de Pensamento e Desenvolvimento Criativo para projectos de filmes em desenvolvimento. As inscrições para a 8ª edição, a ter lugar entre 12 e 20 de Outubro, no contexto do Doclisboa, estão abertas e decorrem até ao próximo dia 30 de Maio.

Do seu programa fazem parte oficinas de desenvolvimento de projecto com os tutores Sergio Oksman (realizador Brasil/Espanha), Virginia García del Pino (montadora e realizadora, Espanha), entre outros, bem como uma sessão de pitching, encontros individuais com agentes da indústria, entre outras actividades. Os participantes concorrem também aos prémios do Arché que visam impulsionar a produção e finalização dos mesmos.

Até 30 de Maio, decorrem também as inscrições para o programa itinerante de formação RAW: Residências Arché→Work. Organizado pelo Arché e o Festival de Cinema Márgenes (Madrid), o RAW inclui a participação no Arché, residências artísticas e a participação no Márgenes/Work, espaço de trabalho do Márgenes. Este ano, os seleccionados para o RAW participam também no 60º FICX – Festival Internacional de Cinema de Gijón, graças à colaboração entre o Arché, o Márgenes e o festival das Astúrias. 

O Arché e o programa RAW dirigem-se a realizadores/as com origem em países ibero-americanos e Itália, com projectos de cinema com forte implicação no real, de matriz documental, que experimentem as potencialidades e limites desta mesma natureza.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do Arché. O Arché é organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário, e por ele passaram já filmes como “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos (estreado mundialmente na Berlinale 2020, onde venceu o prémio Fipresci), “Fantasmas: Caminho Longo para Casa”, de Tiago Siopa (estreado internacionalmente no Jihlava IDFF 2020, onde venceu a competição Bright Lights), vencedor do Prémio Doc Alliance 2020, entre outros. 

Todas as informações estão disponíveis em archespace.org.

Últimas Notícias