A Ucrânia no 6.doc - o Doclisboa e o Cinema Ideal organizam programa de solidariedade

Face à gravidade da crise humanitária vivida actualmente na Ucrânia na sequência da invasão militar russa, o Doclisboa e o Cinema Ideal alteram a programação do 6.doc e organizam um programa de solidariedade com o seu povo, celebrando o seu cinema e a sua história.

Entre 24 e 30 de Março, o programa especial A Ucrânia no 6.doc, apresenta os filmes Donbass, de Sergei Loznitsa (vencedor do Prémio para Melhor Realização no Un Certain Regard do Festival de Cannes 2018) e The Earth is Blue as an Orange, de Iryna Tsilyk (vencedor do Prémio para Melhor Realização na categoria de “World Cinema Documentary” no Festival de Sundance 2020). Loznitsa traz-nos uma reflexão sobre o horror da guerra, tão violenta quanto absurda. Em The Earth is Blue as an Orange, os afectos familiares e a feitura de um filme são fundamentais à sobrevivência.

As receitas de bilheteira reverterão a favor da Associação Ukrainian Refugees UAPT, que presta auxílio no acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal e na recolha e envio de produtos e bens essenciais.

 

24, 26, 28 e 30 de Março
Donbass 
Sergei Loznitsa
2018 • Alemanha, França, Ucrânia, Países Baixos, Roménia • 121 min

Localizada na Ucrânia, Donbass é uma região fulcral do conflito russo-ucraniano. O realizador Sergei Loznitsa parte deste conflito para nos mostrar o lado absurdo e violento da guerra. Por um lado, Loznitsa conta-nos pequenas histórias sobre os pequenos poderes e sobre os homens que se alimentam deles. Mas, por outro, a violência da guerra irrompe, subitamente, no ecrã, colocando em causa a nossa própria humanidade.

25, 27 e 29 de Março
The Earth is Blue as an Orange
Iryna Tsilyk
2020 • Ucrânia, Lituânia • 74 min

Em The Earth is Blue as an Orange, o delicado filme da realizadora e poeta ucraniana Iryna Tsilyk, observamos de perto o quotidiano de uma mãe e das suas três filhas em Donbass, em que as acompanhamos no processo de construção de um filme, assombrado pelos ecos da guerra que se desenrola no exterior.
É neste violento contexto que Tsilyk nos traz um comovente retrato de amor e resiliência, um reduto de uma “vida normal”.

 

Nota: este evento foi cancelado

Últimas Notícias