Como realizadores convidados, acolhemos o universo tão íntimo quanto colectivo de Paula Gaitán e as experiências com a tecnologia de Mika Taanila entre o cinema e a performance. Numa outra performance, Jerónimo Atehortúa Arteaga continua o trabalho desenvolvido com Ospina para a re-significação da história do cinema colombiano. Luciana Fina leva mais além o que iniciou na sua surpreendente instalação Andromeda e Edgar Pêra regressa com mais uma incursão ao universo de Fernando Pessoa. Neste que é o espaço onde os filmes se arriscam e nós arriscamos outras possibilidades ao juntá-los, um diálogo entre dois programadores (Cíntia Gil e Jean-Pierre Rehm) deu origem a um programa onde o cinema se procura a si mesmo – o Shadowboxing.
Conspiracy vai buscar o título ao álbum de 1975 de Jeanne Lee e inspira-se no hábito de queimar a efígie de Vaval no carnaval das Antilhas Francesas. Allensworth é sobre uma cidade perdida no Grande Vale Central da Califórnia, construída por e para americanos negros no início do século XX. A história dos EUA é feita de circulação, esperança e esquecimento.
Conspiracy
Conspiracy é uma colaboração entre as artistas Simone Leigh e Madeleine Hunt-Ehrlich que vai buscar o título ao álbum de 1975 de Jeanne Lee e se inspira no hábito de…
Allensworth
“Allensworth é sobre uma cidade perdida no Grande Vale Central da Califórnia, construída por e para americanos negros no início do século XX. Foi rodado ao longo de um ano…
Duas meditações melancólicas. Uma Antigona experimental, rodada em cemitérios, adapta livremente a tragédia de Sófocles, procurando descobrir como viver entre os mortos. Undefined Things é uma reflexão delicada sobre a natureza da arte, contando a história de uma montadora que perdeu recentemente a amiga e, por conseguinte, o seu interesse no cinema.
Antigona
Adaptação livre da tragédia de Sófocles Antígona. O rei Creonte aprisionou Antígona numa cripta. Enterrada viva, olha para o mundo a partir da sua masmorra subterrânea. De acordo com Elena…
Undefined Things
Eva é montadora. Ao trabalhar com a assistente Rami numa longa-metragem sobre pessoas cegas, parece ter perdido o entusiasmo pelo cinema. Soma-se a isto a morte recente do seu amigo…
Três filmes partilham uma intuição – as histórias atravessam a possibilidade de lugar e a circulação de imagens. Da interrogação espantada de Razi sobre a revolta iraniana e a história dos que dizem “não” à arena de Martín, onde a velocidade de um território que se atravessa está contra aqueles que não se querem mudar. Para concluir, a quase fábula de Declan Clarke com os músicos de Bremen e o declínio da esquerda europeia.
At Night, the Red Sky
Numa noite muito escura, na atmosfera fervilhante da revolta iraniana recente, uma mulher e um homem viajam no tempo e recordam. Desde Setembro de 2022, uma grande parte da população…
Vuelta a Riaño
Imagens em movimento filmadas do chão versus imagens em movimento filmadas do céu. As palavras de mulheres, homens e crianças versus discursos oficiais. Pessoas que não se querem mudar, “tal…
How I Became a Communist
Tendo como ponto de partida o conto popular europeu Os Músicos de Bremen, publicado na Alemanha, em 1819, pelos irmãos Grimm, o filme reflecte sobre o declínio de um movimento…
No filme onírico de Laure Prouvost, vemos a avó a ganhar um par de asas e a flutuar sobre uma paisagem enevoada e desolada. This, obcecado com a gramática incorrecta e a pátria, conduz-nos com as máximas de uma leitura de tarô através de um regicídio milenar ou um golpe de estado cometido contra o coração de um filme muito espanhol.
Every Sunday, Grandma
A avó ganha um par de asas e transforma-se num pássaro humano. Sai da escuridão de um túnel para uma paisagem enevoada e desolada. Está acima das nuvens, flutuando até…
This
Esto é uma história de comunistas e fascistas – índios e cowboys –, de identidade enquanto trincheira, pátria ou morte em vida. Esto é um diálogo intergeracional em que cada…
Accidentes de la historia
No processo de criação de Mudos testigos, localizaram-se e digitalizaram-se filmes colombianos do período mudo, completos e incompletos, que serão projectados com música ao vivo. São trabalhos que guardam o…
Andromeda
Evocação da expressão artística e cinematográfica da televisão pública italiana nos anos 1960 e 1970. É a primeira idade do projecto público televisivo, em que o cinema questiona também a…
Days
O solitário Peter Schreiner (1957-2023) criou um universo sem igual (tal como o seu amigo Michael Pilz). Tage é o seu último trabalho, feito durante uma batalha com o cancro,…
De Facto
Dois actores estão sentados a uma mesa, na superfície da qual se reflectem as suas imagens como duplos. Cada um tem três monólogos longos, ditos rapidamente, como se respondessem a…
The Diagonal Force
Em La Force diagonale, vários homens e mulheres reflectem sobre como viver com uma reviravolta na vida e possivelmente ser transformado por isso. O filme tece relações subtis entre estas…
Frente a Guernica
“Enquanto Lucrezia Lerro, uma dos dois narradores, fala do ‘caso’ Osip Mandelstam, leio no diário de Mikhail Koltsov sobre a chegada dos escritores para o congresso e as outras legendas…
The Last Days of Humanity
Enrico Ghezzi, crítico e curador, criou Fuori Orario e mostrou filmes suficientes para mudar a vida de gerações. Outro lado da sua paixão é ser o homem com a câmara…
Losing Faith
Numa sala onde o tempo parece ter abrandado por instantes, uma mãe descansa num sofá enquanto uma bebé dorme e a outra filha desenha e pede atenção — até que…
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Um “cinenigma” de Edgar Pêra, protagonizado pelo mais complexo “artista de palavras” do seu tempo, Fernando Pessoa. Uma viagem pelo universo mental de Fernando Pessoa e dos seus múltiplos heterónimos,…
National Anarchist: Lino Brocka
Lino Brocka morreu mesmo num acidente de viação? Ou foi assassinado por um dos seus inimigos no Governo? Eis Brocka como nunca o viram. A espumar como o cão mais…
Revolution+1
A mãe do protagonista junta-se a um grupo religioso após o suicídio do marido e faz uma grande doação. Ele acredita que o grupo arruinou a vida e a família…
Realizadora Convidada Paula Gaitán
O Canto das Amapolas
A visualidade sonora da voz materna evoca paisagens históricas e afectivas. Longas conversas entre uma filha – a realizadora – e a sua mãe. As imagens são livres como a…
Realizador Convidado Mika Taanila
Monica in the South Seas
Julho de 1975. Monica Flaherty, filha de Robert e Francis Flaherty, o pioneiro do cinéma vérité Richard Leacock e Sarah Hudson (aluna de Ricky no MIT) vão a Samoa, à…
Esta meta-narrativa sobre o cinema e o papel da câmara é precedida de uma performance ao vivo: I Might Be Stuck. O bailado de robôs no espaço de uma sala de cinema é certamente algo nunca antes visto!
I Might Be Stuck
Demasiadas mensagens recebidas. Onde não há problema, não há solução. “Os robôs aspiradores são quase o que há de mais próximo de uma consciência humana. É à sua altura que…
RoboCup99
Um filme sobre uma utopia humana particular – a máquina autónoma feita pelo homem –, rodado durante o Campeonato do Mundo de Futebol de Robôs, em 1999. O discurso habitual…
Shadowboxing
The Connection
Primeira longa-metragem de Shirley Clarke, The Connection traz já a paixão da autora pela experimentação do jazz, incluindo no elenco músicos lendários como Freddie Redd e Jackie McLean. Partindo da…
Notes for a Film
O engenheiro belga Gustave Verniory foi ao Chile, em 1889, para construir o caminho-de-ferro através do território mapuche. Livremente baseado no diário de Verniory, o realizador Agüero explora o acto…
Quatro filmes que procuram a possibilidade de cinema – de uma imagem, um movimento, uma velocidade, uma paixão, um terror, uma luz. A possibilidade de uma imagem é uma profundidade, um mistério inatingível e vital. Da observação certeira de Kerr ao abismo de Bahri, abrindo às partituras gloriosas de Duras e Dépardieu: “Sim, isto seria um filme. Isto É um filme”.
Crashing Waves
“Há sempre este contraste paradoxal entre a superfície de uma imagem, que parece estar a controlar, e o processo da sua produção, que encerra inevitavelmente um certo grau de violência.”…
Apparition
Duas mãos colocam uma fotografia diante da objectiva. Esta é tão violentamente iluminada dos dois lados que é impossível discernir qualquer imagem. Só a sombra provocada pelas mãos que se…
Le Camion
Sentados à mesa, de argumento na mão, Marguerite Duras e Gérard Depardieu lêem um diálogo, a história de uma mulher que se dirige ao camionista que a recolheu na berma…